A Gincana Cultural da Imigração Alemã chega à segunda edição nesta quarta-feira, 17, no Ginásio Poliesportivo Arnão. Divididos em equipes, estudantes de sete escolas de Santa Cruz do Sul vão realizar diferentes atividades para demonstrar conhecimento sobre o tema e somar pontos. A organização já disparou três tarefas que deverão ser completadas de maneira antecipada e apresentadas durante o evento, previsto para começar às 8h15 e se estender até as 16h30.
A primeira tarefa consistiu na gravação de um reel (vídeo curto, em formato vertical, tradicional nas redes sociais) onde pelo menos dez integrantes da equipe devem executar a coreografia do Schuhplattler. Trata-se de uma das danças mais antigas da Europa, possivelmente criada pelos povos ilíricos e celtas e executada em celebrações religiosas e populares. Atualmente, são mais tradicionais nas regiões alpinas da Alemanha, Áustria e Itália.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz celebra o Dia Mundial do Rock no próximo sábado
Publicidade
Na segunda atividade, os participantes tiveram que criar novamente um vídeo, com duração mínima de dois minutos e máxima de quatro minutos, buscando estimular a reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos extremos ocorridos em abril e maio. Para tanto, além de gravações próprias, os estudantes puderam usar e editar imagens disponíveis na internet. Já a terceira tarefa exigiu a criação de uma identidade visual das equipes a partir de materiais reciclados. A criação pode ser um cartaz, bandeira, brasão ou assemelhados, conforme a preferência.
Estão inscritas equipes da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás; Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Alfredo Kliemann; EEEM Nossa Senhora da Esperança; EEEM Santa Cruz; EEEM Affonso Rabuske; EEEM Monte Alverne e EEEM Nossa Senhora do Rosário. A realização é da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, com divulgação da Gazeta Grupo de Comunicações e promoção da Rádio Gazeta FM 107,9. O apoio é da 6ª Coordenadoria Regional de Educação e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul e Sicredi.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores destaca 200 anos da imigração alemã no Brasil
Publicidade
O que disseram
“A Gincana Cultural propicia aos estudantes um resgate histórico, possibilitando um aprofundamento cultural e dos costumes.”
Bruna Gabriela Pereira da Silva, professora da EEEM Santa Cruz
“A participação dos alunos é fundamental para promover o entendimento histórico, valorizar a diversidade cultural e fortalecer a identidade local.”
Josiane Pires, professora da EEEM Nossa Senhora do Rosário
“É importante para os alunos conhecerem as origens das diferentes etnias que formaram a população santa-cruzense.”
Sabrina de Moraes, professora da EEEM Nossa Senhora da EsperançaPublicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade