A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza nesta segunda-feira, às 19h30, uma sessão solene dedicada ao bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul e aos 175 anos no município. A homenagem foi requerida pelo vereador Professor Cleber (União Brasil) e atendeu à solicitação da comissão dos festejos em Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Seminário em Santa Cruz vai oportunizar aprendizado a jovens rurais
Apresentações culturais de diversas entidades vão marcar o evento. Devem participar o coral da Linha Boa Vista, da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, do Centro Cultural 25 de Julho, da Liga Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), além de 20 sociedades do interior. Também são esperados os representantes do Circolo Culturale Bella Italia e da Sociedade Marta Regina dos Santos Nunes, para exaltar as outras etnias que ajudaram no desenvolvimento do município.
Publicidade
A sessão vai contar com a presença do cônsul-geral da Alemanha para o Sul do Brasil, Marc Bogdahn, e o presidente da comissão oficial do bicentenário, instituída pelo governo do Estado, Rafael Koerig Gessinger. Prefeitos dos municípios da região – que surgiram a partir de Santa Cruz do Sul – e outras lideranças políticas também foram convidados a prestigiar a sessão.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura vai destinar R$ 1,5 milhão para nova UPA em Santa Cruz
A comissão e as entidades culturais querem demonstrar o talento artístico responsável por preservar a cultura alemã. É também uma oportunidade de intensificar o intercâmbio entre o município e a Alemanha. O evento será gravado, para que ele possa ser divulgado não só no Brasil, mas na Europa, para que mais pessoas se interessem em conhecer Santa Cruz e prestigiar os eventos consolidados, como a Oktoberfest.
Publicidade
Conforme um dos integrantes da comissão, Nasário Eliseu Bohnen, que solicitou a sessão solene ao Legislativo, a homenagem representa um momento importante na celebração do bicentenário. Com a presença de personagens da comunidade italiana e negra, há a valorização de todos que povoaram o município. “Queremos demonstrar o respeito à nossa história e aos nossos antepassados”, afirmou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade