Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Emef Luiz Schroeder realiza Feira de Ciências

Foto: Rafaelly Machado

Bomba de vácuo de Juliano Tortorelli, Igor Gomes e Diego Keller e guindaste de Murilo Henriques, Gabriel Gaertner, Guilherme Pazatto e Lucas Gabriel

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiz Schroeder, do Bairro Universitário, em Santa Cruz do Sul, realizou nessa quarta-feira, 10, a 2ª Mostra Científica e Feira de Ciências. A atividade foi organizada com o objetivo de instigar a curiosidade, a criatividade e a pesquisa entre os estudantes, bem como possibilitar que eles coloquem em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula e despertem novos interesses e habilidades.

Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Nós procuramos motivá-los para a pesquisa. Tudo isso aqui partiu do empenho deles e da professora”, afirma a diretora Adelaide Scheibler. Os resultados chamam a atenção não somente pela diversidade de temáticas, mas também pela qualidade das produções. Foram abordados conteúdos que vão desde famílias e habitats de insetos e processos vegetais até tipos sanguíneos, circuitos elétricos, sistemas hidráulicos, mapas interativos, bombas de vácuo e novos produtos feitos a partir de materiais reciclados.

Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

Publicidade

Responsável pela disciplina de Ciências, a professora Andressa Araújo conta que lançou a ideia em abril e procurou respeitar o currículo de cada ano. “Assim, fui fazendo algumas propostas, mas muitas eles também trouxeram de casa, coisas do interesse deles que nós procuramos incentivar.” Ao longo das aulas, Andressa oportunizou períodos para que os estudantes pudessem pesquisar não somente o objeto a ser desenvolvido, mas também formas de fazê-lo e quais usos ele poderia ter depois de concluído.

Diretora e professora ressaltam a importância de atividades desse tipo também para estimular a autonomia e a busca de conhecimentos adicionais por parte dos alunos. “É muito gratificante eles verem um experimento dar certo e poderem explicar para os colegas como foi feito e como é o funcionamento”, afirma Adelaide. “Buscar na internet e ver funcionando na tela é uma coisa, mas fazer e ver na prática é o grande diferencial”, acrescenta Andressa.

LEIA TAMBÉM: Férias de julho: veja quando será o recesso nas escolas de Santa Cruz

Publicidade

Descobertas e usos no dia a dia

Os alunos Vinícius Fontoura, Matheus Santos, José Gabriel Jacques e Luan Mello da Silva, do 9º ano, criaram um sistema elétrico misto e usaram lâmpadas para demonstrar a atuação dele. Além da sala de aula, as instruções para a montagem foram obtidas na internet. Para Vinícius, o conhecimento é importante para a vida cotidiana. “É interessante saber por que os problemas acontecem e não precisar de um eletricista para qualquer necessidade”, afirma. Ele não descarta ainda a possibilidade de buscar qualificação profissional nas áreas de elétrica ou eletrônica.

Alunos desenvolveram sistemas elétricos paralelo, misto e em série | Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.