Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DOCES

Confira as diferenças entre os tipos de chocolate

Foto: Freepik.com

Tanto a produção como o consumo de chocolate no Brasil foram iniciados no século XVII, quando colonizadores portugueses trouxeram os primeiros grãos de cacau e perceberam as condições favoráveis para o cultivo na região da Bahia. É importante ressaltar também que nesse período muitos países europeus já haviam aprimorado tanto o processo de produção como o de consumo de chocolate, ficando, assim, mais fácil para exportar o cultivo deste alimento para outros locais.

LEIA TAMBÉM: Dia do Chocolate: uma fascinante história

A industrialização do chocolate no Brasil começou a ganhar força na segunda metade do século XIX. As primeiras fábricas de chocolate foram inauguradas, utilizando o cacau produzido localmente. Uma delas é a Neugebauer e Gerhardt, fundada em 1891 pelos irmãos Max e Frank Neugebauer e seu sócio Fritz Gerhardt.

Conheça as diferenças

  • Chocolate branco: não tem cacau e tem mais açúcar e gordura, possuindo menos benefícios para a saúde;
  • Chocolate ao leite: é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar;
  • Chocolate meio amargo: é o que tem 40% a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar;
  • Chocolate negro ou amargo: é o que tem mais cacau, entre 60% a 85%, e menos açúcar e gordura.

Além disso, existe também o chocolate Ruby ou rosa, que é um novo tipo de chocolate que contém 47,3% de cacau, leite e açúcar. Sua coloração rosa é natural, pois é feita a partir do grão de cacau Ruby, e não possui aromatizantes nem corantes. Além disso, tem um sabor característico de frutos vermelhos.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.