Este sábado, 6, sinaliza para uma data muito importante no ambiente da democracia e para o exercício da cidadania dos brasileiros: a partir desta data, faltarão exatos três meses até a realização do primeiro turno das eleições municipais, em outubro. É, como bem se compreende, o pleito com a maior repercussão local e regional no âmbito da Nação, uma vez que, naquela ocasião, os moradores de cada município, em todas as regiões do País, escolherão seus representantes encarregados de gerir e de legislar sobre as questões públicas que lhes dizem respeito.
De certo modo, nem todos parecem dar-se conta de que em apenas três meses os municípios (todos os que possuam menos de 200 mil habitantes, ou conforme as regras eleitorais) já saberão quem serão os novos prefeitos e os novos vereadores para os próximos quatro anos. Essa sensação de estranhamento em alguma medida decorre, no Rio Grande do Sul, do hiato de interrupção da normalidade em virtude da enchente ao longo do mês de maio. Foram semanas em que, diante da ameaça das águas, outros temas ou assuntos praticamente ficaram em segundo ou terceiro planos. E em muitas localidades ainda é assim, uma vez que a reconstrução ou o restabelecimento da infraestrutura de famílias e também de estradas e outros serviços essenciais ocupa a atenção de todos.
Mas, tendo em vista que estamos a três meses das eleições, a Gazeta do Sul compartilha nesta edição conteúdo especial elaborado pelo jornalista Otto Tesche com a finalidade de dimensionar, a partir de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o perfil do eleitorado em municípios referenciais no Vale do Rio Pardo. Se por um lado os postulantes à condição de candidatos, seja à Prefeitura, seja à Câmara de Vereadores, movimentam-se, por outro é fundamental compreender melhor quem são, na atualidade, os cidadãos aptos a, pelo voto, escolher os de sua preferência. E o que se pode conferir certamente terá enorme valia para os que pretendem, dentro de mais algumas semanas, disputar a escolha dos eleitores.
Publicidade
Se o cenário político e eleitoral é assunto de ampla repercussão, não é diferente no universo dos eventos. Santa Cruz do Sul será movimentada neste final de semana com a programação da 9ª Construarte e 10ª Multifeira, abertas na última quarta-feira, 3. As novidades do âmbito da construção civil e do mercado imobiliário podem ser conferidas nos estandes montados no Parque da Oktoberfest.
Em outra frente, esta edição compartilha mais uma edição da série Rumo aos 200 anos de Imigração Alemã. Desta vez, o convite é para saber mais sobre Joinville e Blumenau, em Santa Catarina. O Bicentenário, aliás, está cada vez mais perto no horizonte e, para ampliar as reflexões, no próximo final de semana a Gazeta do Sul trará uma entrevista especial e exclusiva com a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach. Boa leitura, e bom final de semana!
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙