Lançado nessa quarta-feira, 3, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 terá R$ 76 bilhões destinados via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O valor é 6,2% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: frio requer máximo cuidado com as mudas de tabaco
Segundo o governo, somadas outras ações, como financiamento de máquinas de pequeno porte, ampliação do microcrédito rural e criação de fundos que ampliam o acesso ao crédito, o volume investido chega a R$ 85,7 bilhões. Além disso, cerca de dez linhas de crédito rural do Pronaf tiveram redução de taxas. Para a produção orgânica, agroecológica e de produtos da sociobiodiversidade a taxa será de 2% no custeio e 3% no investimento.
Publicidade
Quem produzir arroz, por exemplo, também encontrará juros reduzidos para o custeio, de 3%, no caso do convencional, e 2% no orgânico. Neste plano safra, o governo ainda vem com uma nova estratégia nacional para ampliação da produção de arroz da agricultura familiar. Além do crédito, será oferecido suporte em diferentes momentos da produção.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade