Os leitores da Gazeta do Sul e da Gazeta da Serra receberão, encartada nesta sexta-feira, 28, a 28ª edição do Guia Socioeconômico do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. Com a credibilidade adquirida com as publicações anuais desde 1996, a revista se constitui em uma referência em dados atualizados sobre a região. Ao longo dos anos, a equipe de produção acumula vastos conhecimentos sobre cada município, com milhares de quilômetros de viagens em quase três décadas para obter informações sobre a sua realidade, entrevistas com moradores e lideranças locais, além de pesquisas em diversos órgãos.
A produção da 28ª edição do Guia Socioeconômico do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra começou em meio ao caos na região provocado pela catástrofe climática, ainda com muitos locais sem acesso e dificuldades de comunicação. As fortes chuvas deixaram um rastro de prejuízos que levarão muito tempo para a recuperação. A região tem, a partir de agora, um grande desafio para se reeguer. Muitos municípios necessitarão de ajuda dos governos estadual e federal e de outras formas de apoio para chegarem perto da normalidade. Empresas e muitas famílias também precisam de auxílio para retomarem as atividades do dia a dia.
LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo deve registrar temperaturas próximas a zero grau; veja a previsão
Publicidade
Por outro lado, o Vale do Rio Pardo e Centro-Serra têm potencialidades com condições de movimentar a economia, seja com serviços existentes ou até mesmo para atrair novos investimentos, contribuindo dessa forma para impulsionar novamente o desenvolvimento regional. Nesse contexto, o Guia Socioeconômico do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra neste ano traz matérias que contemplam os desafios dos municípios para a reconstrução, principais necessidades, bem como potencialidades para dar a volta por cima.
Assim, junto com os dados atualizados de cada município, a revista se constitui em um documento para reforçar reivindicações e mostrar a realidade local, assim como potencialidades, tanto as já existentes como as possibilidades de exploração. A exemplo das edições anteriores, a publicação contém informações que contribuem para embasar documentos, reivindicações e outras apresentações relacionadas a cada cidade, bem como para pesquisas de forma prática. Além da circulação encartada nos jornais Gazeta do Sul e Gazeta da Serra, o acesso pode ocorrer de qualquer parte do mundo em um link no Portal Gaz.
LEIA TAMBÉM: Deputado protocola PL que cria uma linha de financiamento específica dentro do PAC
Publicidade
A produção reúne em uma única edição o perfil com dados atualizados dos 28 municípios. A pesquisa para buscar a atualização todos os anos constitui-se em um trabalho de persistência e envolve consultas a uma diversidade de fontes, como prefeituras, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Detran-RS, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Coordenadoria Regional de Educação (CRE), RGE e Corsan.
Assim, nos quadros com informações nas últimas páginas da publicação, os leitores encontram uma diversidade de aspectos, como arrecadação, Produto Interno Bruto (PIB), principais produtos, número de alunos e escolas, quantidade de telefones fixos e móveis, eleitores, veículos, nomes dos prefeitos, vices e presidentes das Câmaras, entre outros.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙