Olá, pessoal! Tudo bem? Até que enfim iniciamos uma semana com tempo estável. Depois da chuva que caiu por vários dias ao longo da semana passada na região, e ainda nesse domingo, 23, a segunda-feira, 24, começou nublada, e o sol se firmou na parte da tarde. Assim, agora vamos seguir nos trabalhos de manutenção dos canteiros em nossa propriedade, e a maioria dos produtores de tabaco no Vale do Rio Pardo igualmente se ocupa das mesmas tarefas.
Se o tempo seguir mais firme agora, como se espera, com a chegada do frio, será a chance de preparar as lavouras para o plantio de tabaco na primeira ou segunda semana de julho. Nessa segunda foi comemorado Dia de São João, mas a maioria das pessoas na região não estava nem com ânimo e muito menos com clima para festejos.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: mais uma semana com instabilidade
Publicidade
Temporal causou estragos em muitas áreas
Na região de Santa Cruz do Sul, os temporais e a chuvarada do final de semana não chegaram a causar estragos, mas em outras áreas gaúchas isso aconteceu. A foto acima mostra a lavoura da família de Rafael Dias Desan, na localidade de Quitéria, no interior de São Jerônimo. Na madrugada de sábado, 22, para domingo, o temporal provocou danos muito sérios ao tabaco. Com isso, além dos contratempos já trazidos pelas chuvas e pela enchente, o ocorrido desse fim de semana comprometeu o bom resultado que poderia vir da nova safra de tabaco. Em questão de minutos, o esforço de semanas se foi por causa do clima.
LEIA TAMBÉM: Por dentro safra: enfim, uma semana que começa com sol
Em Witmarsun (SC), o tabaco vem bonito!
Se os produtores de tabaco do Rio Grande do Sul convivem com a angústia de não saber como o tempo se comportará a cada nova semana, em outras áreas do Sul do Brasil o clima tem colaborado bem mais. É o caso da região de Witmarsun, em Santa Catarina, de onde o produtor Geovane Brunner nos enviou a foto acima.
Publicidade
Ele e a família fizeram a semeadura em 9 de março e plantaram no dia 1º de maio. Conforme ele, as plantas vêm que é um espetáculo. A chuva por lá tem sido praticamente normal, e com isso o tabaco e todas as demais culturas agrícolas podem se desenvolver plenamente.
São as diferentes realidades em uma mesma região do Brasil, com uns suportando imensos desafios em virtude da enchente, e outros acreditando em uma safra boa. Espera-se que o clima fique mais estável para todos o quanto antes, e que finalmente os agricultores possam de novo fazer planos e ter a confiança de acreditar que poderão torná-los realidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙