Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CONTEÚDO PATROCINADO

Artrite Reumatoide: o que é e como tratar?

Reumatologista Robson Gonçalves

Os sintomas incluem dor nas articulações, inchaço, rigidez e dificuldade de movimentação, afetando significativamente a qualidade de vida. Convidamos o Médico Reumatologista do Núcleo de Terapias para Doenças Autoimunes da Saint Gallen, Dr. Robson Gonçalves, para explicar melhor sobre a Artrite Reumatoide.

No Brasil, estima-se que aproximadamente 1% da população adulta tenha a doença. Mas afinal, o que exatamente é a Artrite Reumatoide? “É uma condição autoimune que causa inflamação crônica nas articulações, podendo levar a danos irreversíveis se não tratada adequadamente”, explica o Dr. Robson Gonçalves. O reumatologista lembra ainda que a AR costuma ser mais comum em mulheres e que os primeiros sinais podem aparecer dos 35 aos 45 anos de idade, porém, existe também a Artrite Reumatoide Juvenil, que afeta crianças até os 16 anos de idade.

Sobre medidas preventivas, o médico reumatologista explica que não existe uma forma total de prevenção à doença, porém, algumas estratégias podem ajudar na redução do risco ou na minimização do seu impacto:

  • Manter um estilo de vida saudável:  isso inclui uma dieta balanceada rica em frutas, vegetais e ácidos graxos ômega-3, além de exercícios físicos regulares para fortalecer os músculos e articulações.
  • Evitar o tabagismo: fumar aumenta o risco de desenvolver AR, além de tornar o curso da doença mais grave em quem já a possui.
  • Monitoramento e diagnóstico precoce: se houver histórico familiar de AR ou sintomas persistentes de dor nas articulações, é importante consultar um médico para avaliação e possível diagnóstico precoce.
  • Manejo adequado de condições de saúde: controlar doenças como obesidade, diabetes e hipertensão pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver AR, pois essas condições estão associadas a um maior risco de doenças autoimunes.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE TRATAMENTO?

Segundo o reumatologista, o tratamento da Artrite Reumatoide é bastante amplo. “Se falarmos em questão de medicações, nós temos hoje as imunomoduladoras, as imunossupressoras, também existem os tratamentos com corticoides e anti-inflamatórios, para controle da dor. Quando temos uma forma grave da doença, ou em situações em que a doença se mostra resistente aos primeiros tratamentos, é indicado então os imunobiológicos”.

Medicamentos imunobiológicos são uma classe de medicamentos que agem no sistema imunológico bloqueando moléculas pró-inflamatórias ou interferindo na resposta imunológica desregulada – que caracteriza as doenças autoimunes como a AR. Eles podem ser administrados por injeção subcutânea ou intravenosa, dependendo do medicamento e da condição tratada. Para o Dr. Robson Gonçalves, o ideal é que as aplicações de imunobiológicos sejam feitas em um local preparado, com equipe assistencial capacitada para agir em qualquer situação.

QUAIS OS RISCOS DE NÃO TRATAR CORRETAMENTE A AR?

O médico reumatologista alerta: “A Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica e por este motivo pode levar a deformidade articular permanente. Então, o processo inflamatório se não controlado acaba deformando as articulações de forma a deixar o paciente sem mobilidade.” Ainda é válido ressaltar que em casos graves, a doença pode acometer outros órgãos, como por exemplo o pulmão. “É primordial que o diagnóstico e tratamento da doença aconteçam de forma rápida. A gente não pode deixar essa doença progredir. O mais importante é fazer com que o paciente com diagnóstico de AR fique livre dos sintomas e principalmente tenha qualidade de vida”, finalizou o Dr. Robson Gonçalves. 

NÚCLEO DE TERAPIAS PARA DOENÇAS AUTOIMUNES

Desde de 2020 a Saint Gallen, Ações e Terapias em Saúde conta com o Núcleo de Terapias para Doenças Autoimunes, que dispõe de médicos especialistas em Doenças Autoimunes e Reumáticas, como Reumatologistas, Dermatologistas, Gastroenterologista, entre outros. O núcleo conta com salas privativas e equipe multidisciplinar capacitada para a aplicação de medicamentos imunobiológicos. Os atendimentos são realizados de forma particular ou via convênios como Ipê Saúde, Saúde Caixa, Bradesco Saúde, Geap, Amil, Sul América, Cassi, Cabergs, entre outros.

Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde
Nós acolhemos vidas com amor e excelência!

(51) 3056 8686
@saintgallen.saude

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.