Apontado pelas forças de seguranças como o principal autor de furtos a estabelecimentos comerciais de Santa Cruz do Sul, Lucas Fernando de Melo Kuentzer, vulgo Grade, de 30 anos, está na cadeia. Ele foi preso preventivamente em uma operação da Polícia Civil na manhã dessa quarta-feira, 19. O trabalho de investigação, ao longo das últimas semanas, reuniu elementos de prova a partir de apurações da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) e da DP de Vera Cruz.
A captura, que ocorreu em uma via de Vera Cruz, é uma resposta da polícia a empresários locais, que reclamavam da onda de furtos ocorrida recentemente em seus estabelecimentos, causando preocupação e intranquilidade. Um deles, Adimilson Anzai, denunciou os casos na edição da Gazeta do Sul do último dia 6. Conforme a delegada Ana Luisa Aita Pippi, que representou pela preventiva, Grade foi identificado em pelo menos oito furtos recentes em Santa Cruz.
LEIA MAIS: VÍDEO: 1ª DP prende principal autor de furtos em Santa Cruz
Publicidade
“Ele tinha como alvos lojas, restaurantes, padarias e mercados. Foi identificado a partir de imagens de câmeras cedidas pelos estabelecimentos lesados”, comentou a titular da 1ª DP. “Já conhecíamos esse autor de outros furtos a estabelecimentos, e é identificado por ser um criminoso contumaz. Analisamos as provas obtidas e solicitamos a prisão, que foi autorizada pelo Poder Judiciário”, complementou a delegada santa-cruzense.
Ela ainda fez um pedido aos empresários para que, na medida do possível, invistam em câmeras de segurança com boa qualidade em seus estabelecimentos, para que as provas contra os autores sejam contundentes a partir da identificação completa das características e dos ladrões. “Muitas vezes sabemos quem são os autores, mas temos que provar com detalhes técnicos e, assim, conseguir as prisões. Por isso as imagens em boa qualidade são essenciais.”
Lucas Fernando tem pelo menos 40 ocorrências de furto em sua ficha policial. Seu modo de agir é a partir de arrombamentos de portas, telhados e janelas. Normalmente busca dinheiro dos caixas, aparelhos celulares e também carteiras de cigarro. Conforme a polícia, ele estaria cometendo esses delitos para sustentar o vício em entorpecentes, sobretudo crack.
Publicidade