Vinícius Lersch da Silveira foi convidado do programa Grande Resenha da noite de segunda-feira, 17, apresentado por Eleno Hausmann, na Rádio Gazeta FM 107,9. Prestes a completar 27 anos, o ponteiro santa-cruzense defende o Sporting, de Portugal. Ele acumula passagens por clubes brasileiros como São Bernardo, Corinthians Guarulhos, Maringá e América-MG. Ainda esteve no Lilla Grau, da Espanha, e também no Narbonne, da França.
Vinícius elogiou a estrutura, o ambiente e os profissionais do clube português. Ele está feliz por morar em Lisboa e pela rápida adaptação, até pelo idioma. Apesar disso, Vini convive com atletas de outras nacionalidades, como ocorreu nas experiências que teve na Espanha e França. O vôlei é uma presença na vida do atleta desde a infância. O pai de Vinícius é o professor Luciano Silveira, do Colégio Mauá, que chegou a ser jogador. Luciano coordena o projeto Nosso Vôlei, criado para desenvolvimento de habilidades na modalidade.
LEIA MAIS: Giovani Faccin e Vinicius Lersch representam Santa Cruz do Sul na Universíade
Publicidade
Vinícius foi estimulado na prática esportiva no Colégio Mauá. Para ele, a iniciação na carreira foi algo natural. “No Ensino Médio, eu fazia atletismo e vôlei. Sempre gostei muito do esporte, os amigos me incentivavam. Nosso grupo era muito legal. Jogamos competições e fui convocado para a seleção gaúcha. Vi que eu tinha potencial para dar um passo a mais. Foi importante para subir o nível de treinamentos e também no amadurecimento. Foi decisivo para jogar na Sogipa em Porto Alegre, para ter uma certa independência, morar fora. Comecei a focar para ter uma carreira profissional no vôlei”, comentou.
Vinícius aproveita cada minuto do tempo ao lado da família e dos amigos. Ele acredita que a sensação é de que o tempo passa cada vez mais rápido. “Nas férias, eu mantenho a rotina de treinos para manter o preparo físico, mas priorizo bastante as pessoas, pela distância que temos quando estou fora. As pessoas fazem a diferença no ambiente. Minha família e meus amigos me apoiam e recarregam minhas energias”, explicou. Detalhes sobre a carreira são compartilhados no podcast Over The Net, juntamente com o amigo e atleta Henrique Adami, do Leixões.
LEIA MAIS: Atleta de Santa Cruz retorna da Espanha
Publicidade
Vini relatou que a temporada foi interessante pela presença de 15 atletas nivelados, com treinos de alto nível e intensidade. “Consegui evoluir muito. O ambiente é muito profissional. No alto rendimento, precisamos de uma excelente preparação física e preparo mental também. O time rodou bastante pela sequência de jogos. Amadureci bastante ao saber melhor das minhas necessidades. Precisamos estar preparados e tentar afastar a ansiedade. A comunicação, a energia. Tudo interfere no desempenho”, observou. O Sporting foi vice-campeão, derrotado pelo Benfica na decisão da liga portuguesa, mas conquistou o título da Taça de Portugal.
O ponteiro retorna a Portugal no fim de julho e inicia a fase de treinamentos no dia 10 de agosto. Vini sente-se reconhecido no clube e tem a confiança do técnico João Coelho. Na avaliação do jogador, alguns aspectos se modificaram na modalidade ao longo dos anos. “O saque está muito forçado hoje. As equipes tentam fazer pontos já na primeira oportunidade. A França ganhou na última Olimpíada e vai defender o título. O time não é muito alto, mas tem volume de jogo. A criatividade tem sido maior e os treinadores estão repensando estratégias. Jogadores inteligentes e completos nos fundamentos se sobressaem”, analisou.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade