Um projeto organizado e executado pela Emater/RS-Ascar, Sicredi e Prefeitura beneficiará cinco agricultores que vendem seus produtos na Feira de Produtores Rurais e Artesanais de Vale Verde (Feproarte). Eles receberam mudas de olerícolas para auxiliar na recuperação das atividades de produção de hortigranjeiros, afetadas pelas fortes chuvas.
A Emater informou que o projeto tem como objetivo contribuir para minimizar a situação de vulnerabilidade dos agricultores familiares (feirantes), executando ações que permeiam o social, o econômico e o ambiental, promovendo a segurança alimentar desde a produção da matéria-prima até a venda.
LEIA TAMBÉM: Safra de arroz chega ao fim no Estado
Publicidade
Outra meta é minimizar os impactos econômicos e sociais causados pelos danos nas colheitas, por meio de ações sociais e técnicas que incentivem a produção e venda local.
A chefe do escritório da Emater, Andréa Lencina Balbueno, explica que a partir da adesão os agricultores familiares serão acompanhados, em suas atividades, pelos técnicos da entidade. De acordo com ela, o projeto prevê a distribuição regular de mudas de hortaliças a cada 15 dias, ao longo de um período de quatro meses, totalizando oito entregas.
LEIA TAMBÉM: Expointer vai acontecer na data prevista
Publicidade
Na última sexta-feira houve a entrega da primeira etapa, com 4 mil mudas de hortaliças. Até o fim do projeto estima-se o repasse de até 32 mil mudas, além de fertilizantes tais como calcário dolomítico e adubo mineral.
“Essa periodicidade respeita os ciclos de plantio e colheita, assegurando uma distribuição equitativa das colheitas e a regularidade no fornecimento de produtos às feiras, merenda escolar e mercados locais”, destacou Andréa.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙