Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

fim de semana

Defesa Civil de Santa Cruz reforça alerta para alagamentos

Prefeitura emite nota de alerta aos moradores do Bairro Várzea

Imagem mostra a Rua Irmão Emílio, uma das mais afetadas pelo transbordamento do Rio Pardinho

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul reforça o alerta emitido pelo Governo do Estado, sobre o risco de tempestade em parte do Rio Grande do Sul neste final de semana. Conforme o comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira, 14, o período crítico terá início 00h01min de sábado, 15, e se estende até a manhã de domingo, 16, às 9 horas.

Conforme o aviso, poderá haver chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (60-100 quilômetros por hora) e queda de granizo. A situação pode causar risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

LEIA TAMBÉM: Equipes trabalham na reconstrução das redes de água de Sinimbu

No domingo, 16, com a formação de uma frente fria estacionária juntamente ao fluxo de umidade vindo do norte, as chuvas se intensificam sobre a metade Norte, Missões, Centro e Costa Doce. Os volumes variam entre 40 e 90 milímetros por dia, devendo passar pontualmente dos 110 milímetros por dia em áreas das Missões, Centro, RMPOA e Litoral Norte.

Publicidade

Há condição de ventos pontualmente fortes enquanto as instabilidades atuarem, podendo passar dos 60 km/h e eventos constantes com rajadas na casa dos 50 quilômetros por hora na metade Sul do Estado.

De acordo com a Defesa Civil do município, moradores das proximidades do Rio Pardinho, na localidade de Rio Pardinho, Bairro Várzea/Navegantes e de áreas com risco de inundação em Monte Alverne devem permanecer atentos e, ao perceberem aumento elevado do nível do curso d’água, deixar a área.

Moradores de áreas de encosta – bairros Belvedere e Margarida, dentre outras com risco de deslizamento, também devem se manter em alerta, principalmente aqueles residentes em moradias já notificadas. A qualquer sinal de movimentação anormal de solo (pedra rolando, árvores inclinadas, rachaduras ou estalos nas construções, aumento de fissuras, deslizamentos etc), devem deixar o local imediatamente. Em caso de emergência, o contato com a Defesa Civil é através do telefone 199.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.