Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAFRA

Rio Grande do Sul terá 69% da produção de arroz do País neste ano

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

O Rio Grande do Sul será responsável por 69,3% da produção nacional de arroz neste ano. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o relatório, a produção nacional do cereal será de 10,5 milhões de toneladas, das quais 7,3 milhões de toneladas produzidos em solo gaúcho (aumento de 2,6% no Estado em relação a 2023).

Haverá baixa de 4,3% na produtividade, apesar de um aumento de 7,1% na área colhida. As preocupações no momento são com as chuvas que acometeram o Estado no fim de abril. Em relação ao relatório anterior, a estimativa da produção indica um declínio de 1,6%, com a área colhida e o rendimento médio tendo caído 0,9% e 0,7%, respectivamente.

LEIA TAMBÉM: Helena Hermany determina a retomada das obras na BR-471

Publicidade

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, mais perdas em culturas no Estado devem ser calculadas nos próximos relatórios. Isso porque havia muitas estradas bloqueadas e não foi possível fazer o levantamento em todos os municípios atingidos.

Uma das principais preocupações era o arroz gaúcho, mas o técnico não vê risco de falta do produto nos próximos meses, considerando a entrada da nova safra no momento. O que está acontecendo, no entanto, é uma perda da qualidade do grão em áreas que ainda não haviam sido colhidas. “A qualidade do arroz que não tinha sido colhido está pior, mas ainda não conseguimos estimar com precisão”, comentou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.