Desde quarta-feira, o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, no prédio da antiga Estação Férrea, sedia a exposição Rupestre – La Scoperta di Barletta, do pintor Rafael Barletta, que estava hospedada na Casa das Artes Regina Simonis. A mostra pode ser conferida até o próximo dia 26, em visitas gratuitas de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Nos sábados, estará aberta das 11 horas às 17 horas.
A exposição evoca a essência primordial e se caracteriza como um mergulho nas origens do lado instintivo do ser humano, explorando a conexão entre arte crua e ancestralidade. Com 30 trabalhos inéditos, a mostra é dividida em cinco atos – O Chamado Selvagem, As Silhuetas da Caverna, O Espelho Rústico, Nós e os Outros e A Crua Plenitude.
LEIA TAMBÉM: A arte é do bem
Publicidade
Rupestre apresenta uma ampla variedade de experiências artísticas e de usos diferentes de materiais na trajetória de Rafael, que trabalhou o desafio de manter a identidade sem ter um estilo repetitivo. “É uma jornada de autodescoberta na busca incessante pela verdadeira expressão artística sem adereços”, explica.
Todas as obras estão disponíveis para venda, e no local da exposição há um catálogo com informações. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (51) 98101 3072, com Rafael Barletta.
LEIA TAMBÉM: Uma conversa com Jeferson Tenório: “temos que ficar atentos à censura”
Publicidade
Conheça o artista
Natural de Porto Alegre, o pintor se considera um “artista bruto e independente”. Ingressou nas artes plásticas por meio das ilustrações, até evoluir para o abstrato, passando às pinturas em telas. Suas primeiras experiências foram criadas em 2012. Desde então, o trabalho artístico acontece como “uma busca de algo cada vez mais expressivo, original e pessoal”.
Ele já tem no currículo as exposições Rustiface (2016), Sunna (2018) e Mumei Uma (2022). Mais informações sobre Rafael Barletta estão disponíveis em seu Instagram @barlettarafael.
Serviço
- O quê: Exposição Rupestre – La Scoperta di Barletta.
- Local: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, na antiga Estação Férrea (Rua Ernesto Alves, 817).
- Horários: segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas, e nos sábados, das 11 às 17 horas.
- Ingresso: entrada franca.
Colaborou Julian Kober
Publicidade