Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

santa cruz do sul

Prefeitura inicia desassoreamento de valas em Rio Pardinho

Crédito: Jaime Fredrich

Equipes da Prefeitura deram início a uma força-tarefa no distrito de Rio Pardinho para o desassoreamento das valas comunitárias usadas para drenagem da várzea, que acabaram ficando obstruídas pelas fortes chuvas. O trabalho utilizou quatro escavadeiras e começou na quinta-feira, 6.

Ele deve ser finalizado até o início de agosto, a tempo de possibilitar que os agricultores façam o preparo do solo para o plantio de tabaco, milho e outras culturas. De acordo com informações do secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt, o serviço é executado em áreas públicas e os operários são orientados a tomarem todos os cuidados necessários para não derrubar árvores e não agredir a natureza.

LEIA TAMBÉM: Produtores de tabaco estimam perda de mais de R$ 95 milhões devido à enchente

Publicidade

Serão percorridos pelo menos 10 quilômetros nesta operação, contemplando locais onde residem, ao todo, aproximadamente 200 famílias. “Com as valas internas, situadas dentro das áreas particulares, que também estamos abrindo pela patrulha agrícola, falamos de 30 ou até 40 quilômetros para limpar, porque são grandes extensões de terras muito devastadas”, analisa o secretário, que atua na coordenação dos trabalhos.

Além dessa intervenção específica em Rio Pardinho, todas as subprefeituras estão equipadas com máquinas atuando, em operação constante, na manutenção de estradas e demais serviços gerais. São caminhões, tratores e retroescavadeiras fazendo limpezas e distribuição de cascalho em diversas localidades do interior, com boa parte desses maquinários recentemente locada pela Prefeitura para reforçar a frota visando à reconstrução das regiões afetadas pelas enchentes.

Desobstrução em áreas particulares

Produtores que precisam do apoio da Prefeitura para o desassoreamento de valas internas, no território de suas propriedades, devem fazer inscrição na Secretaria da Agricultura para serem atendidos pela patrulha agrícola. É exigida uma contrapartida, bloco de produtor e contas em dia com o erário público. O atendimento é das 8 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, na Rua Tenente-Coronel Brito, 176, Centro. Telefone (51) 3690-4137.

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.