Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Senai-RS auxilia moradores atingidos pela enchente

Equipe de voluntários trabalha na recuperação de eletrônicos da escola Guido Herberts

Por meio de suas unidades instaladas no Rio Grande do Sul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) tem atuado em diversas frentes, apoiando os atingidos pelas enchentes. Algumas das ações realizadas pelas equipes de voluntários incluem o conserto de eletrônicos e eletrodomésticos, fabricação e recuperação de móveis e limpeza de residências que foram alagadas.

Em Santa Cruz do Sul, a unidade também atuou. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, os professores e instrutores da área de elétrica predial e automação, Juliano Rauber e Alexsander Silva, falaram sobre as ações. Segundo Silva, a gestão da instituição organizou um grupo de funcionários voluntários para atuar em diversas frentes. Uma delas foi a limpeza de residências no Várzea. “Foi feita uma limpeza pesada em três casas. Primeiro tiramos o lodo e depois entramos com lava-jato”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Maio fecha com volume histórico de chuva em Santa Cruz; veja

Publicidade

Os voluntários também atuam na recuperação de equipamentos de informática da escola Guido Herberts. A equipe está realizando a manutenção de 25 notebooks e chromebooks que foram danificados pelas águas. “Estão sendo desmontados, limpos e secos. Ainda estamos realizando os reparos”, contou Silva. Alguns dos equipamentos já foram recuperados, outros não, e testes finais ainda estão sendo feitos para que os equipamentos possam ser entregues em boas condições à comunidade escolar. 

Conforme relatou Alexsander, os notebooks resgatados para limpeza não estavam tão sujos, pois o ambiente onde se encontravam não foi atingido severamente. Ele confirmou ainda que foram utilizados produtos específicos para limpeza dos dispositivos e reforçou que não é recomendado lavar eletrônicos com água. “A água tem cloro e acaba danificando e aumentando o processo de corrosão de trilhas e componentes. Essa atitude inutiliza o aparelho e inviabiliza o conserto”,  ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Moradores convivem com rachaduras e incertezas no Bairro Belvedere

Publicidade

Outra ação realizada pelo Senai foi a manutenção elétrica residencial em casas do Várzea e em Sinimbu. Segundo Silva, a equipe trocou dispositivos de proteção, tomadas, interruptores e também fez a limpeza das caixas de conexão.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.