Uma manifestação realizada na tarde da última sexta-feira, 31, em Porto Alegre, chamou a atenção para as consequências da enchente. O ato foi coordenado pela organização não governamental (ONG) Eco Pelo Clima. Os participantes disseram que a tragédia é fruto do descaso dos governantes, a quem classificaram de “negligentes e incompetentes”. Referiam-se ao governador Eduardo Leite e ao prefeito da Capital, Sebastião Melo.
LEIA TAMBÉM: Operação com drones inicia mapeamento de áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul
Segundo a Eco pelo Clima, o governo estadual vem sendo avisado há muito tempo dos riscos de mudanças climáticas. Em 2020, a ONG pediu um decreto sobre a questão. Vale lembrar que no dia 23 de maio, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu prazo de dez dias para que governo gaúcho e Assembleia Legislativa esclareçam as mudanças feitas no Código Estadual do Meio Ambiente, em que foram flexibilizadas regras ambientais.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade