Santa Cruz do Sul contra a dengue. Esse é o tema principal de um grande movimento que começa amanhã com a veiculação de um suplemento especial encartado na Gazeta do Sul. A publicação tem oito páginas e um conteúdo que se torna indispensável, especialmente neste momento em que as autoridades alertam para a necessidade de se adotar medidas voltadas ao combate à doença.
Em formato de história em quadrinhos, o caderno traz ilustrações que retratam o cotidiano da maioria das pessoas. Os personagens são adultos e crianças que se veem cercados por mosquitos e todos os riscos que eles trazem, tanto para dengue quanto para febre chikungunya e zika vírus.
LEIA TAMBÉM: Ministro Carlos Fávaro recebe revista Santa Cruz do Sul
Publicidade
Nas tiras criadas pelo publicitário André Saut, do Cria Ideias – Estúdio de Ilustração e Animação, os leitores terão acesso a informações que vão ajudar a identificar o Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, bem como os sintomas e as formas de tratamento. Dicas indispensáveis para eliminar pontos de proliferação e focos também estão na publicação.
Desenvolvido pela Gazeta, o caderno foi elaborado em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz como forma de orientar a população. Além dos exemplares encartados no jornal, o guia será disponibilizado aos alunos das escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e nas unidades de saúde do município.
Esforços
As atenções em torno das doenças transmitidas por mosquitos aumentaram nos últimos dias, especialmente diante das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Junto a todas as medidas que vêm sendo adotadas, como aplicação de larvicidas e combate aos focos do inseto, as autoridades em saúde também alertam para a importância de se reforçar a conscientização quanto às formas de cuidado. São ações práticas e relativamente simples que todos podem fazer para ajudar a afastar os riscos. Evitar acúmulo de água em vasos de plantas, usar repelente e procurar o serviço de saúde diante de sintomas são algumas recomendações que estarão presentes no guia encartado na Gazeta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Desenrola Fies: prazo para renegociação de dívidas é adiado
Números
Segundo o levantamento divulgado ontem pela Prefeitura, Santa Cruz do Sul soma 7.626 notificações (7.021 do município e 605 de outras cidades) de dengue desde o início do ano. Analisando os dados locais, foram 2.288 casos positivos e 2.489 descartados. Outros 2.244 pacientes aguardam o resultado dos exames e há duas pessoas internadas para tratamento. Até agora, houve duas mortes por dengue de pessoas de Santa Cruz e uma de fora. Não há registros de zika, chikungunya e febre amarela.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙