Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: Praia dos Folgados era espaço de lazer até os anos 70

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Praia dos Folgados chegou a ter em torno de 60 residências destinadas ao lazer

A enchente do Pardinho, que causou destruição e mortes em Santa Cruz do Sul, fez com que muitos recordassem da antiga Praia dos Folgados, uma área às margens do rio e que enfrentava alagamentos. Ela chegou a ter em torno de 60 casas, mas, como eram de lazer e não de moradia permanente, as inundações não acarretavam consequências maiores.

Na década de 1940, com as dificuldades para viajar ao litoral ou mesmo para as praias de água doce próximas daqui, quem queria escapar do calor procurava os arroios no entorno da cidade. O Rio Pardinho tornou-se uma ótima opção e assim nasceu a Praia dos Folgados. Ela ficava nas terras das famílias Spengler e Hentschke, que se estendiam até a barranca do rio.

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses arrecadaram doações à Alemanha após a Segunda Guerra Mundial

Publicidade

O acesso dava-se por uma estrada particular, que hoje é a Rua Irmão Emílio, no Bairro Várzea. Em 1950, Bruno Spengler criou o Sítio de Recreio Praia dos Folgados, onde amigos e conhecidos construíram chalés de veraneio (ranchos, como diziam). Lá recebiam familiares e conhecidos para festas. 

Ênio Wermuth, ainda criança, frequentava a casa erguida por seu pai Ernesto. Ele recorda das confraternizações, das brincadeiras, dos banhos no rio e das pescarias de lambaris. Havia ainda um galpão, com churrasqueira coletiva e copa.

LEIA TAMBÉM: Memória: há 60 anos, seca atingiu a região após seis meses sem chuvas

Publicidade

Entre os que tinham casa no balneário estavam Albino Meinhardt, Ernesto Wermuth, Edmundo Zingler, Bruno Spengler, Hans Bellmann, os irmãos  Hainy e Hardy Martin, Nelson Bender, Luiz Beck da Silva, Arno Koppe, Paulino Caspary, Nilvo Koppe, Valdemar Bublitz, Júlio de Oliveira Vianna, Waldemar Brunk e outros. 

Festa no rancho de Albino Meinhardt (com a neta no colo); presentes estavam as famílias de Ernesto Wermuth, Edmundo Zingler, Hans Bellmann e outros | Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Muitos proprietários já iam na sexta-feira (ou até antes) para o  recanto. Por isso, os amigos os chamavam de “folgados”. Veio daí o nome Praia dos Folgados. Com o crescimento da cidade, a região foi loteada. Na década de 1970, os antigos veranistas abandonaram a área. Hoje, é chamada de Navegantes e integra o Bairro Várzea.

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que vocêprecisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.