Um novo alerta de chuvas intensas foi emitido pela Defesa Civil nessa terça-feira, 21, com atenção especial para a Metade Sul do Estado. O comunicado é sobre riscos de chuvas entre 120 e 150 milímetros nos próximos dois dias, o que vai provocar aumento do nível de rios que já estão elevados, como é o caso do Canal São Gonçalo.
“Outros rios e arroios da região, como Jaguarão, Quaraí e Ibirapuitã, também podem trazer muitos problemas para as comunidades em toda a fronteira sul. Nesses locais, as pessoas, especialmente as ribeirinhas ou que vivem em áreas de risco, precisam estar atentas e devem ser deslocadas pelas prefeituras para evitar perdas de vida e outros transtornos”, explica o governador Eduardo Leite.
LEIA TAMBÉM: Mais de 150 mil atendimentos e 2 mil partos; Hospital Santa Cruz completa 116 anos
Publicidade
Os impactos dessas chuvas devem ser menores no Norte do Estado. Dessa forma, os rios que contribuem para o elevar o nível do Guaíba, em Porto Alegre, não deverão apresentar grandes cheias – o que manterá a expectativa de manutenção da queda no nível do lago na capital.
Alerta
As cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Arambaré, Rio Grande e São José do Norte estão em estado de alerta. Modelos e previsões meteorológicas apontam pico de cheias desde essa terça até a próxima quinta-feira, 23, que virão com a mudança da direção dos ventos aliada a chuvas volumosas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Recuperação de micro e pequenas empresas é uma das preocupações no período pós-enchente
Vale do Rio Pardo
Durante esta quarta-feira, 22, o sol aparece com nuvens em um dia de calor com máximas que podem atingir os 30 graus no Vale do Rio Pardo. O vento deve soprar fraco. Na quinta-feira, a frente fria que está no sul vai trazer chuva para a região ao longo do dia, com elevado risco de chuva forte e volumosa, além de temporais localizados com vento forte e queda isolada de granizo. Haverá menor variação na temperatura, que deve ficar amena. As máximas devem chegar a 23 graus.
Publicidade
Um sistema de baixa pressão começará a atuar na sexta-feira, 24, com circulação de muitas nuvens, ainda provocando chuva na região e rajadas fortes de vento. Da tarde para a noite, o tempo vai melhorar e haverá uma acentuada queda de temperatura, com mínimas que chegam perto dos 10 graus.
LEIA TAMBÉM: Moradores da região recebem valores do pix nesta semana; veja os municípios
Previsão para os próximos dias em Santa Cruz*
Publicidade
- Quarta-feira, 22
- Mínima de 16 graus
- Máxima de 30 graus
- Sem chuva prevista
- Tempo: sol com algumas nuvens 🌤️
- Quinta-feira, 23
- Mínima de 19 graus
- Máxima de 23 graus
- Chuva prevista: 22,4 milímetros
- Tempo: chuva forte 🌧️
- Sexta-feira, 24
- Mínima de 10 graus
- Máxima de 20 graus
- Chuva prevista: 15,9 milímetros
- Tempo: chuva 🌧️
*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade