A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul (Sesmob), por intermédio do Programa Guarda-Costas, lançou nesta semana um projeto destinado à capacitação de alunos, professores e colaboradores de escolas. O Guardiões da Defesa Civil vem para levar informações técnicas para dentro das instituições de ensino, a fim de que estejam aptas a agir de forma correta e segura em situações emergenciais como as atualmente vivenciadas.
A primeira atividade do projeto foi realizada na manhã da última quinta-feira, 16, no Colégio Estadual Monte Alverne. Na ocasião, estudantes voluntários do Programa Trânsito Vida receberam instruções sobre ações preventivas em defesa civil e depois repassaram as informações aos alunos das séries iniciais.
LEIA TAMBÉM: Lula sanciona lei que suspende pagamento da dívida do Rio Grande do Sul por três anos
Publicidade
Como explica o gestor de projetos sociais da Sesmob, Rodrigo Costa, que coordenou a atividade, o diferencial está no protagonismo juvenil: “o foco está nos jovens da séries finais, que repassam informações aos alunos de séries iniciais, colocando-se na condição de educadores e criando, assim, uma corrente de informação que se reforça a cada geração”.
De acordo com Rodrigo, além de ensinar práticas básicas aos alunos, por meio de ciclo de palestras e distribuição de materiais didáticos, o Projeto Guardiões da Defesa Civil também objetiva instruir professores e colaboradores das escolas, para que tenham o preparo necessário para auxiliar crianças e adolescentes em possíveis momentos de instabilidades, como é o caso de desastres climáticos.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙