Desde o dia 1ª de maio, os consumidores gaúchos percebem um aumento nos preços de alguns alimentos, incluindo os da cesta básica. Há uma semana, produtos isentos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) passaram a ser taxados em 12%. Entre eles, o pão francês e o leite pasteurizado.
LEIA TAMBÉM: Agricultura começa a calcular perdas com enxurradas e cheias
Outros itens tiveram aumento de ICMS, passando de 7% para 12%. Entram nessa lista carnes, arroz, massas, feijão, açúcar, café, leite UHT e óleos vegetais. A desoneração para frutas, legumes, verduras e ovos foi mantida. No entanto, o Estado anunciou a extinção desses e outros benefícios para o fim de 2024.
Publicidade
As alterações são consequência de uma medida do governo do Estado para ampliar a arrecadação de impostos. Ela deveria ter entrado em vigor no início de abril, mas foi adiada após a proposta de elevar a alíquota básica do ICMS de 17% para 19%. Porém, sem apoio na Assembleia Legislativa para a aprovação, o projeto foi retirado. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial no dia 30 de abril.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade