Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GABINETE DE CRISE

Vice-governador garante que não faltará comida às comunidades

Foto: Gustavo Mansur / Secom

O vice-governador, Gabriel Souza, reuniu-se com a imprensa, no fim da tarde deste sábado, para apresentar o relatório das atividades do dia e as próximas medidas do Gabinete de Crise, que está sediado em Santa Cruz do Sul, tendo extensões em Lajeado e Santa Maria. Ele reforçou que este é o momento de ajuda humanitária às pessoas que estão em locais isolados e que não faltará comida para as comunidades da região.

“A nossa dificuldade era que o Aeroporto Salgado Filho, onde fica a base aérea da Brigada Militar, não permitia decolagem, pois está fechado e alagado, mas conseguimos trazer uma tonelada, com auxílio da Força Aérea”, destaca. Acrescenta que mais alimentos do Centro de Suprimentos do Governo do Estado será trazido para a região, neste domingo. Eles serão transportados por equipamentos da Marinha do Brasil.

LEIA TAMBÉM: Veja quais itens são os mais necessários para doação em Santa Cruz

Publicidade

O primeiro município a receber os donativos foi Sinimbu. De acordo com o vice-governador, caminhões do Exército levaram os mantimentos para as comunidades e, no domingo, farão o mesmo processo, por vias alternativas, para chegar a Rio Pardo. “Na medida do possível, com as condições climáticas adequadas, vamos começar os voos para levar os mantimentos até todos que estão isolados”, garante.

Atualmente, na base do Vale do Rio Pardo estão duas aeronaves, podendo receber mais duas no domingo. Uma notícia alegrou Gabriel Souza. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) autorizou os equipamentos de aviação agrícola a transportar cargas para as missões humanitárias. “Conversei com o presidente do sindicato da aviação agrícola do estado, que se disponibilizou a auxiliar. Vou mandar as referências geográficas para ver como conseguem nos ajudar”, adiantou Souza.

Para Lajeado, onde esteve neste sábado, está sendo escoltado um gerador de Barros Cassal. Servirá para energizar a captação da rede de água, permitindo que sejam abastecidos os 70% do município que estão sem água. Sobre o bloqueio na BR-386, em função da destruição de um viaduto, afirmou que está sendo providenciada a liberação de meia pista, o que permitirá o acesso de combustível e alimentos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Liberado trânsito de veículos na ERS-412

Também no Vale do Taquari, o Hospital Estrela estava sem energia e o governo federal encaminhou a instalação de um hospital de campanha. Gabriel Souza destaca que foi feito esforço com a Marinha para o transporte de um gerador com mais de 1 tonelada, que restabelecerá a energia no hospital. Dessa forma, acredita, o hospital de campanha poderá ser instalado em Canoas, onde o nível da água ainda sobe.

Em Santa Cruz do Sul, a base do Gabinete de Crise vai se mudar para Unisc, formando centro logístico no ginásio de esportes, reunindo alimentos. “Convidamos as pessoas que querem doar a se dirigirem à Unisc, e já agradecemos o reitor e todos os funcionários pela disponibilidade”, solicita. Também na universidade estará o comando do Gabinete e as aeronaves privadas, que são disponibilizadas para o transporte de mantimentos, permitindo maior controle e direcionamento mais rápido para atender as necessidades das comunidades da região.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.