Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATENÇÃO

Procon orienta consumidores sobre direitos durante emergências; confira

Procon RS lança ferramenta digital para protocolo de documentos e solicitações

Foto Ilustrativa | Foto: Giovanni Disegna/Ascom SJCDH

Diante das enchentes que assolam Santa Cruz do Sul e outros municípios do Rio Grande do Sul, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) chama a atenção dos consumidores para possíveis práticas abusivas no comércio, como o aumento injustificado de preços. O órgão destaca que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe expressamente elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços, especialmente aqueles considerados essenciais em situações de emergência, como desastres naturais. Produtos como itens de limpeza, higiene, água mineral, colchões, itens de cesta básica e combustíveis, a população deve ficar alerta aos preços das mercadorias por serem as mais procuradas.

Marcelo Estula, Coordenador do Procon de Santa Cruz, ressalta que essas práticas podem ser penalizadas como crime contra a economia popular, afetando não apenas os consumidores financeiramente, mas também o abastecimento e a estabilidade do mercado. Além do aumento de preços, o Procon também aborda a questão da limitação de produtos para venda.

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo tem mais de 30 mil moradias sem luz

Publicidade

Em situações de emergência, como as enchentes, supermercados podem impor limites quantitativos para garantir o abastecimento justo à população. Esta medida visa evitar a corrida desenfreada por produtos, assegurando que todos tenham acesso aos itens necessários durante a crise. É fundamental que os consumidores estejam atentos à qualidade e ao prazo de validade dos produtos, evitando aquisições desnecessárias que possam causar prejuízos.

Qualquer prática abusiva ou irregularidade pode ser denunciada ao PROCON, seja presencialmente na Rua Júlio de Castilhos, 733, no centro da cidade, ou através dos canais de comunicação do órgão: Disque Denúncia 151, WhatsApp 51 3711 4548 e pelo e-mail: [email protected]. O PROCON atende denúncias de segunda a sexta, das 9h às 16h, Ao realizar uma denúncia, é recomendado fornecer detalhes como dados do estabelecimento, fotos dos preços dos produtos e comprovantes de pagamento.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.