A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu novo alerta por volta das 14 horas desta terça-feira, 30. O aviso, que vale até a próxima sexta-feira, 3, aponta o Vale do Rio Pardo como uma das regiões com risco meteorológico severo e, também, risco de inundação severa. A situação que já é crítica em municípios como Sinimbu e Candelária, bem como em bairros e localidades de Santa Cruz, tende a piorar nas próximas horas.
De acordo com o informa da Defesa Civil, há grande chance de transtornos por conta de tempestades isoladas e chuvas intensas persistentes, ocasionando rápidas elevações dos níveis e extravasamento de arroios, córregos, riachos e rios. Há risco para alagamentos e deslizamentos, tanto no perímetro urbano quanto no interior. A condição severa vale para as bacias Quaraí, Ibicuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí e Guaíba (Ilhas)
LEIA TAMBÉM: AO VIVO: acompanhe as últimas atualizações da enchente no Vale do Rio Pardo
Publicidade
Esse cenário é causado por uma área de baixa pressão, alimentada por umidade canalizada, oriunda do norte do país, combinada com o lento avanço de uma frente fria sobre o oceano. A previsão do tempo indica que as chuvas vão continuar intensas nesta quarta-feira, 1º. São esperados grandes acumulados, podendo passar dos 200 milímetros. O mesmo é previsto para quinta-feira, 2.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade