Não é de hoje que a literatura produzida por autores nascidos no Rio Grande do Sul transforma esse Estado num continente à parte, não apenas num país à parte, no cenário da literatura brasileira e latino-americana. A infinidade de escritores, das mais variadas gerações, homens e mulheres, posiciona os gaúchos entre os mais inventivos e dinâmicos conjuntos talvez em realidade mundial.
E entre esses nomes de destaque, na atualidade, figura o do jornalista Michel Laub, porto-alegrense de 51 anos, divulgador cultural de primeira grandeza, resenhista que contribui com algumas das principais revistas, a exemplo da Veja. Um novo romance dele, seu sétimo, acaba de chegar às livrarias pela Companhia das Letras: Passeio com o gigante tem 160 páginas e está à venda a R$ 69,90.
Além de seu estilo sofisticado e primoroso, Laub filia-se à grande literatura que, em todos os tempos e lugares, não titubeia em absorver, com antenas ligadíssimas e olhar crítico, o mundo que o cerca, ou no qual está inserido. Ou seja: enquanto muitos autores acabam tergiversando ou desviando dos temas mais urgentes ou mais salientes da sociedade na qual estão inseridos, Laub se ocupa, com competência, desse material.
Publicidade
O novo romance remete a uma comunidade judaica na qual, em pleno Brasil do período da pandemia, um personagem decide embarcar num esforço de militância política, ainda que, logo adiante, o panorama da saúde pública confronte a todos com um cenário tétrico e angustiante.
LEIA MAIS DICAS DE ROMAR BELING
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade