Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Terapias integrativas

Caminhada Rumo à Saúde reúne 150 participantes no Centro de Santa Cruz do Sul

Foto: Rodrigo Assmann

Durante a caminhada, que foi curta mas divertida, grupos chamaram a atenção para os cuidados com a saúde física e mental

As primeiras horas da manhã de sábado, 19, foram marcadas pela animação dos cerca de 150 participantes da 15ª edição da Caminhada Rumo à Saúde e Bem-Estar, que integrou a programação do 3º Encontro de Saúde e Terapias Integrativas, em Santa Cruz do Sul. Os dois eventos foram organizados pelo Espaço de Vie e Prefeitura e tiveram como local a Praça da Bandeira. Tão logo os grupos se concentraram em frente ao Palacinho, para atividades de alongamento e integração, já era possível perceber a disposição de cada um.

Isaura e Elaine, do Bairro Aliança, destacaram os benefícios de integrar o grupo Reativar

E foi assim que, logo após as 9h30, seguiram o trajeto pelas ruas Marechal Deodoro e Ramiro Barcelos, passando pela Catedral, e Marechal Floriano, até chegarem novamente na Praça de Bandeira. Embora percorrendo um trecho curto, chamaram atenção de quem passava pelo centro da cidade para conscientizar que saúde, beleza e bem-estar estão integrados.

LEIA MAIS: Sábado de “Caminhada rumo à Saúde e Bem-Estar”

Publicidade

Entre os participantes estava a dona de casa Elaine Vargas Lopes, 77 anos, moradora do Bairro Aliança. Integrante do projeto Reativar – Caminhando em Busca de Saúde e Qualidade de Vida, ela contou que participa regularmente de atividades promovidas por meio do projeto no ginásio do Parque São Luís. Além de se exercitar com os demais colegas, disse que tem por hábito caminhar semanalmente e que não se vê sem a prática de atividade física.

Da mesma forma, a aposentada Isaura Rodrigues Siqueira, 88 anos, também do Aliança, fez questão de mencionar os benefícios de integrar o grupo Reativar. “Eu fazia aulas de hidroginástica na Unisc e, depois que mudei para o Aliança, logo comecei a frequentar o grupo. Alivia muito as dores”, destacou, fazendo referência às atividades de alongamento.

Participantes contaram com alongamento e atividades de integração na praça antes do início da programação, na manhã de sábado

“Minha alma é moleque”

Foi com essa expressão que o aposentado José Antônio Rodrigues, 78 anos, morador do Bairro Faxinal, também participante da Caminhada Rumo à Saúde e Bem-Estar, se apresentou à Gazeta do Sul. Cheio de carisma, ele contou que tem uma vida ativa e que faz caminhadas, em dias intercalados, de pelo menos 10 quilômetros. Além disso, costuma pedalar e praticar as atividades físicas realizadas no grupo do posto de saúde do bairro. “Minha alma é moleque. Todas as segundas e quartas-feiras vou no grupo. Sempre tem atividade lá e os professores são muito bons”, garantiu.

Publicidade

Dentre os benefícios já percebidos, José citou a perda de peso excedente e o fortalecimento muscular. “Praticar atividade é muito bom para a fortalecer a musculação. Não é só a pessoa idosa que tem que fazer. Os jovens também precisam”, recomendou.

Um novo olhar sobre a saúde

O Encontro de Saúde e Terapias Integrativas surgiu a partir da realização da Caminhada rumo à Saúde e Bem-Estar, iniciada em 2002 e que tradicionalmente ocorria em março. A exemplo de suas duas edições anteriores, o encontro teve por objetivo divulgar e fortalecer as Práticas Integradas e Complementares em Saúde (Pics).

Conforme a idealizadora Fátima Siqueira, do Espaço de Vie, o ser humano tem a necessidade de olhar para si sob todos os aspectos, observando seu emocional e cuidando de seu pensamento. “Com esse olhar, surgiu a proposta de um evento mais amplo, que, além da caminhada em si, proporcionasse aos participantes uma expansão de consciência”, explicou.

Publicidade

Nesse aspecto, observou que a maioria da população não tem conhecimento sobre a importância da saúde integrativa sistêmica. “O dia de hoje representa o marco de mais uma semente que estamos lançando na área da saúde, do bem-estar, da longevidade saudável e da saúde mental, emocional e espiritual. O que nós trazemos por meio das práticas integrativas e complementares em saúde é o que o novo mundo precisa, que é olhar para o corpo não só quando aparece a doença física, mas sim ir a fundo na raiz das questões, do que está nos adoecendo, do nosso terreno biológico”, enfatizou. “Queremos trazer essa conscientização de que a saúde é um poder e sem saúde a gente não faz nada. E sem saúde mental e clareza, a gente faz menos ainda.”

De caráter regional, o encontro também busca valorizar os profissionais que estão envolvidos nas práticas integrativas e reforçar a importância da expansão de consciência. A programação foi aberta às 11 horas e seguiu com atividades até as 17 horas.

Durante todo o dia, houve demonstrações de Reiki, Terapia Floral Quântica, Magnified Healing, Aromaterapia, Musicoterapia, Biomagnetismo Médico, Frequência de Brilho, Iridologia, Cromoterapia, Mesa Cristalina, Numerologia e Tarô Quântico. Haviam confirmado presença os espaços Evoluir-se, Graal do Fogo Sagrado, Fabi Porto Psicoterapeuta Energética e Anny Rosa Terapeuta Integrativa e Saber Ancestral, além do Espaço de Vie.

Publicidade

Fátima: “O ser humano tem a necessidade de olhar para si sob todos os aspectos”

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.