O Vale do Rio Pardo receberá nesta quarta, 17, e quinta-feira, 18, das 9 horas às 16h30, novos eventos do projeto CAO na Estrada, que tem como objetivo capacitar a rede de proteção à mulher em todo o Estado. Na região, as atividades serão em Encruzilhada do Sul e Santa Cruz do Sul.
O projeto é realizado desde o ano passado pelo Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ministério Público (CAOEVCM). Conta com as palestras da promotora de Justiça Ivana Battaglin, coordenadora do CAOEVCM, que aborda a atuação em rede com perspectiva de gênero para a proteção das mulheres, e da psicóloga forense Karen Netto, parceira do MPRS. Ela apresenta o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e fala sobre a sua aplicação pela rede. Participam ainda os promotores de Justiça que atuam na área nas regiões onde ocorrem os eventos.
LEIA TAMBÉM: Promotoria Especializada contra a violência doméstica começa a atuar em Santa Cruz
Publicidade
Conforme Ivana, a escolha dos locais que irão receber as capacitações leva em conta os números de casos de violência contra a mulher e feminicídios. “Este é um tema muito complexo, e as atuações da rede acabam por extrapolar os limites dos municípios onde ocorrem os casos de violência. Por isso, achamos fundamental a integração entre os agentes que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher da região”, diz. De acordo com a promotora, esses eventos, além de capacitar, são fundamentais para essa integração.
Programação
Encruzilhada do Sul
O evento será quarta-feira, no Clube do Comércio (Avenida Rio Branco), com a presença do promotor de Justiça Thiago Loureiro Pires de Abreu e participação de profissionais da rede de Amaral Ferrador.
Publicidade
- 9 horas – Abertura.
- 9h30 – Palestra Atuação em rede com perspectiva de gênero para a proteção dos direitos das mulheres.
- 11h30 – Debates e perguntas.
- 12 horas – Intervalo para almoço.
- 13h30 – Palestra Formulário Nacional de Avaliação de Risco e sua aplicação pela rede de enfrentamento à Violência contra a Mulher.
- 15 horas – Oficinas e debates – articulação em rede para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.
- 16h30 – Encerramento.
LEIA TAMBÉM: Ministério Público foca o combate à violência contra a mulher
Santa Cruz do Sul
Na quinta-feira, será a vez de Santa Cruz do Sul. A Câmara de Vereadores (Rua Fernando Abott, 940) sediará o CAO na Estrada (com as mesmas atividades e cronograma de Encruzilhada). Com a participação do promotor de Justiça Flávio Eduardo de Lima Passos, o evento terá as presenças das redes das comarcas de Venâncio Aires, Vera Cruz, Candelária, Arroio do Tigre e Sobradinho, além dos municípios de Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Boqueirão do Leão, Mato Leitão, Vale do Sol, Estrela Velha, Tunas, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete e Segredo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade