Uma semente de abóbora vinda de Linha Araçá, no interior de Santa Cruz do Sul, surpreendeu o aposentado Hugo Kist, de 83 anos. Ele conta que visita os parentes da localidade regularmente e, durante uma dessas idas, sua esposa Érica conseguiu as sementes da abóbora de pescoço, como a especie é conhecida. “Fizemos o plantio lá por setembro ou outubro do ano passado”, explica.
O que eles não imaginavam era que a plantação seria tão bem-sucedida a ponto de um dos legumes chegar a medir 1,20 metro. “Plantamos perto das árvores e ela foi subindo no pé de bergamota, começou a crescer lá no topo e com o peso ficou pendurada.”
LEIA TAMBÉM: Entrega do tabaco chega a 60% em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Moradores do Bairro Santo Inácio há mais de 50 anos, Hugo e Érica vivem em uma chácara particular, com propriedade de um hectare. Com muito espaço e disposição, eles cuidam sozinhos da horta, da plantação de milho, do pomar e também das estufas onde cultivam diversas variedades de flores. “Ela [Érica] é das flores e eu gosto é das verduras”, brincou o proprietário.
Além da abóbora gigante, no mesmo pé outras cinco cresceram na apresentação “normal” da espécie, que é curvada no formato da letra “C”. Após a semeadura, adubos preparados pelo casal são colocados em todas as verduras e eles contam que sempre colhem muitas abóboras. No ano passado foram mais de cem. Mas em anos dedicados à horta, nunca presenciaram algo parecido.
Quanto ao destino da abóbora, Kist ainda está planejando. Por um tempo, deve deixá-la exposta para mostrar aos visitantes de sua casa. Mas o casal já pensa em preparar algum doce com a produção.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade