O União Corinthians até começou bem, mas caiu de rendimento no segundo quarto e viu o Pinheiros dominar o jogo no Ginásio Henrique Villaboim, na noite desta quinta-feira, 4. No fim, vitória da equipe paulista por 83 a 59, em duelo válido pela antepenúltima rodada do Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/2024 (18 a 18; 28 a 21; 13 a 10; 24 a 10).
A equipe santa-cruzense segue na 14ª posição na tabela e tem dois jogos em casa para confirmar a vaga aos playoffs do NBB. Os adversários serão o Pato Basquete, na quarta-feira, 10, e o Minas, na sexta-feira, 12. Os dois jogos começam às 19h30. Ao todo, 16 equipes garantem vaga na próxima fase.
Na noite desta quinta, o armador Rasa Djokovic e o pivô André Coimbra retornaram de lesões. JJ, Duane, Pedro Nunes, Enzo e Malachias formaram o quinteto inicial. Duane, com 17 pontos e cinco rebotes, foi o melhor da equipe de Santa Cruz do Sul. Do lado paulista, destaque para o pivô Borovnjak, que anotou 19 pontos e nove rebotes.
Publicidade
O União Corinthians começou o jogo com a defesa forte e preciso quando ia ao ataque. Mais uma vez com o jogo coletivo se destacando, não demorou muito para a equipe tomar a frente do placar. No decorrer do quarto, a marcação ajustada dificultou o jogo com dois pivôs do Pinheiros. Aos seis minutos, a vantagem pró UniCo era de 7 pontos, fato que obrigou o técnico adversário a pedir tempo e mudar a estratégia quando o cronômetro marcava 6’30 jogados. No terço final, as trocas no time paulista surtiram efeito e o placar terminou empatado: 18 a 18.
O segundo quarto começou equilibrado, com predomínio das defesas. Picado e com muitas faltas, os primeiros minutos foram marcados por pontos de lances livres. Na sequência, a bola do perímetro do Pinheiros começou a cair, fato que foi o diferencial para os donos da casa.
Em contrapartida, o União Corinthians não conseguia acertar bolas de três e nem manter a intensidade na defesa, vendo o adversário abrir margem na frente. Daí foi a vez de Rodrigo Silva pedir tempo. Mesmo com a conversa e algumas trocas, o time não conseguiu repetir o bom aproveitamento do primeiro período e viu os donos da casa terminarem na frente: 46 a 39.
Publicidade
Na volta do intervalo, o UniCo travou um duelo equilibrado nos primeiros minutos. Porém, os erros no ataque e o alto aproveitamento do pivô Borovnjak, destaque da equipe paulista, fizeram os donos da casa ampliarem a vantagem. A partir dos cinco minutos de jogo, o aproveitamento ofensivo de ambas as equipes caiu muito. Mesmo vendo o adversário encontrando dificuldades para pontuar, o UniCo não conseguiu aproveitar e o terceiro período terminou com o Pinheiros ainda na frente: 59 a 49.
No período derradeiro, o time santa-cruzense viu os paulistas fazerem uma corrida de 13-3 em seis minutos, com grande atuação de Jimmy e Ruivo. O União Corinthians até tentou reagir na segunda metade do período, mas não conseguiu. Vitória dos donos da casa por 83 a 59.
Publicidade