Ao mesmo tempo em que foi sancionada a lei para a disponibilização de medicamentos à base de cannabis medicinal na rede pública de saúde de Santa Cruz do Sul, houve a criação da Associação Eco Cannabis. O vereador Edson Azeredo (sem partido), autor da lei sancionada pela prefeita Helena Hermany (Progressistas), destaca que o objetivo da entidade é acolher a demanda dos pacientes, familiares, amigos, cuidadores, e pessoas com patologias que a Cannabis pode auxiliar.
“A associação terá como objetivo promover o acesso responsável tanto no sentido de atendimento médico, bem como o posterior acesso a medicação de forma segura, indiferente se a aquisição for pública ou privada”, destaca. Segundo ele, caberá também a associação contribuir para a pesquisa, educação, desenvolvimento e conscientização sobre os benefícios terapêuticos da medicação.
LEIA TAMBÉM: Comarca de Santa Cruz é elevada para entrância final
Publicidade
Outro objetivo é criar uma cultura de superação dos preconceitos e discriminações em termo da planta, para uma convivência saudável. “A Associação se utilizará de todas as ferramentas, como mecanismos assistenciais, jurídicos, políticos, técnico-científicos, administrativos, econômicos e de qualquer outra ordem para atingir o objetivo de atender as pessoas que precisam ter acesso à medicação”, salienta Azeredo.
Atualmente, a medicação é utilizada na forma de extratos sintéticos, óleos e/ou in natura. A associação será permanente no aprofundamento dos estudos e pesquisas sobre a farmacocinética, farmacodinâmica, efeitos colaterais, reações adversas, interações com outras substâncias, para potencializar os benefícios e minimizar os prejuízos que possam advir de sua utilização.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙