Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Simers entra na Justiça para que Ana Nery não assuma Hospital de Cachoeirinha; entenda

Hospital Ana Nery assume gestão do Hospital Padre Jeremias

Foto: Hospital Padre Jeremias/Divulgação

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers) entrou com ação coletiva junto à Vara do Trabalho de Alvorada e contra o Governo do Estado para que a Justiça suspenda as transições das gestões dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha. A ação foi protocolada no dia 28 de março, e tem como objetivo impedir as contratações emergenciais, tanto no Hospital de Alvorada quanto no Hospital Padre Jeremias, de Cachoeirinha.

Em fevereiro, havia sido publicado no Diário Oficial do Estado que o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, assumiria a gestão dos serviços de saúde da instituição de Cachoeirinha, atualmente a cargo do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). “Queremos evitar que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana sofram ainda mais prejuízos com o descaso dos gestores e assegurar que os trabalhadores tenham os seus direitos respeitados”, afirma o diretor-geral do Simers, Fernando Uberti.

LEIA MAIS: Ana Nery assumirá gestão de mais um hospital gaúcho

Publicidade

O Simers foi uma das entidades que participou de audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4), no dia 26 de março, para tentar reverter a crise vivenciada nos hospitais que ainda são geridos pelo IC-FUC, o qual se encontra em recuperação judicial. Durante a mediação, foi solicitado ao governo a suspensão das contratações emergenciais, pedido que foi negado e que levou o Sindisaúde RS a anunciar a greve desde a última segunda-feira, 1º.

“A medida cautelar é uma forma de não fazer com que o rompimento abrupto destes contratos acabe inviabilizando ainda mais o próprio funcionamento do Instituto de Cardiologia, o que prejudicará o processo de recuperação judicial e, especialmente, os pagamentos já assumidos em favor dos credores trabalhistas. Além disso, quando o estado diz que as empresas contratadas apresentam condições de assunção das atividades é absolutamente temerária e inverídica”, ressalta Fernando, se referindo ao documento enviado pelo governo gaúcho justificando a continuidade do processo de transição.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra a gripe amplia o público-alvo a partir desta segunda; veja

Publicidade

Hoje, cerca de mil trabalhadores atuam nos dois hospitais, dos quais são cerca de 100 médicos, em diferentes especialidades. A equipe de reportagem do Portal Gaz entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ana Nery, que preferiu não se manifestar. A instituição limitou-se a informar que a gestão do Ana Nery frente ao Hospital de Cachoeirinha iniciará nesta segunda-feira, 8.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.