Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HISTÓRIA

1º de abril: saiba porque data é considerada o “Dia da Mentira”

Foto: Pixabay

Uma das datas mais esperadas do ano por aqueles que adoram pregar peças com os amigos e inventar histórias absurdas é o dia 1º de abril, celebrado popularmente como o “Dia da Mentira”. Contudo, o que muitos não sabem é que as brincadeiras relativas à data surgiram há quase cinco séculos.

A origem mais provável remonta à França, onde à época era utilizado o calendário juliano, diferente do que se usa nos dias atuais. Em cada região, o Ano Novo era celebrado em uma data diferente. Em muitas delas, as comemorações começavam em 25 de março, marcando o início da primavera, e seguiam até 1º de abril.

LEIA TAMBÉM: Páscoa: compras de última hora movimentaram comércio de Santa Cruz

Publicidade

No entanto, em 1564, o então rei da França, Carlos IX, definiu que no país fosse unificada a data da celebração. Assim, o primeiro dia do ano passou a ser em 1º de janeiro, como ocorre até hoje. Em 1582, após promulgação do papa Gregório XIII, diversos países da Europa passaram a utilizar o calendário gregoriano, que também previa o Ano Novo em 1º de janeiro.

Porém, mesmo após as mudanças, muitas pessoas seguiam comemorando a virada de ano entre março e abril. Aqueles que já haviam se adaptado ao novo calendário começaram a ridicularizar os que resistiram ou não conheciam a troca de data. Desse modo, no período entre março e abril, passaram a enviar presentes estranhos e convites para festas que não existiam aos que comemoravam o Ano Novo naquela época do ano.

LEIA TAMBÉM: Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025

Publicidade

Ao longo dos séculos, as brincadeiras se popularizaram e se difundiram em outros países, até que a data ficasse fixada em 1º de abril.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.