Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: Caixa Econômica Estadual foi “o banco do povo gaúcho”

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Caixa Econômica Estadual: primeiro endereço em Santa Cruz foi na Rua Marechal Floriano, na frente da antiga Casa Kirst

Muitos santa-cruzenses ainda lembram da Caixa Econômica Estadual (CEE), criada pelo governador Leonel Brizola em fevereiro de 1960, para fomentar a economia gaúcha. Vamos recordar um pouco da sua história.

Quando da fundação, o secretário da Fazenda era o economista e deputado santa-cruzense Siegfried Heuser, considerado o idealizador da Caixa. Em 14 de junho de 1963, já no governo Ildo Meneghetti, foi inaugurada a agência de Santa Cruz do Sul. Ela foi instalada em salas do Edifício Malakoff, na Rua Marechal Floriano, 489.

A abertura contou com a presença do presidente da instituição, Celestino Goulart. No primeiro dia de funcionamento, foram abertas 151 contas e captados Cr$ 20 milhões em depósitos. Os primeiros funcionários foram Arno João Frantz (gerente), Carlos Ernesto Wunderlich (tesoureiro), Dario da Silveira e Rubem Sérgio Borba (escriturários).

Publicidade

Dois grandes painéis fotográficos chamavam a atenção dos clientes. Um era da Catedral e outro mostrava o cultivo, colheita e industrialização do tabaco.

LEIA TAMBÉM:

Com o slogan O banco do povo gaúcho, era considerada a instituição dos pequenos empresários, dos servidores públicos e dos trabalhadores urbanos e rurais que desejavam formar uma poupança. A Carteira de Crédito Pessoal constituía-se no carro-chefe. Quem precisava de um “papagaio” ia direto na CEE. Inclusive, havia convênio com a antiga Fisc para financiar as mensalidades dos cursos. A Caixa adiantava o pagamento para as faculdades e o aluno recebia um carnê para quitar o empréstimo.

Publicidade

Com a expansão dos serviços, a agência transferiu-se para um prédio maior, na Floriano quase ao lado da Banca (hoje lojas Becker). Por volta de 1971, mudou-se para seu endereço mais tradicional, na Rua Marechal Floriano, 907, onde hoje fica o Sine. Em maio de 1998, o governador Antônio Britto extinguiu a CEE.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.