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ESTELIONATO

Mulher cai no golpe da atualização do Caixa Tem

Foto: Alencar da Rosa

Aplicativo é conhecido por facilitar o acesso dos brasileiros a serviços e a transações

Uma moradora de Santa Cruz do Sul caiu em um estelionato que vem fazendo cada vez mais vítimas no País. Trata-se do golpe da atualização cadastral do Caixa Tem. Nos últimos dias, uma manicure de 51 anos, residente no Bairro São João, recebeu uma mensagem em seu telefone celular para entrar em um grupo de aplicativo de mensagens.

Após iniciar uma conversa, acreditando se tratar de uma central de atualização do Bolsa Família, a vítima foi orientada a enviar seus dados pessoais e dois códigos recebidos via SMS. Conforme os solicitantes, que supostamente eram funcionários da Caixa Econômica Federal, o procedimento seria feito para atualizar um cadastro e não ter problemas posteriores no recebimento do benefício.

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Depois de agir conforme foi orientada, ao verificar o seu aplicativo do Caixa Tem, a vítima percebeu que na madrugada da última sexta-feira foi realizada uma transferência via Pix no valor de R$ 772,00, logo após ser creditado seu benefício do Bolsa Família – R$ 650,00. Foi quando percebeu que tinha caído em um golpe. A manicure registrou o caso na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz do Sul. Com isso, uma investigação foi aberta para apurar os detalhes do crime e identificar os autores do estelionato.

Atenção

O aplicativo Caixa Tem é conhecido por facilitar o acesso dos brasileiros a serviços e transações bancárias. No entanto, nos últimos tempos, a Caixa Econômica Federal vem alertando para o golpe da atualização cadastral. Muitas pessoas relataram que estão recebendo mensagens SMS nas quais estelionatários pedem que elas cliquem em um link para atualizar seus dados. Além disso, solicitam informações pessoais para realizar uma suposta atualização cadastral.

O banco alerta que não manda nenhum tipo de SMS para os clientes. Inclusive, só envia e-mails se o beneficiário permitir. A polícia pede para que as pessoas não forneçam informações pessoais, não cliquem em nenhum link e não entrem em contato com números de telefone que não são os oficiais da instituição bancária. Em caso de dúvidas sobre a veracidade de e-mails, mensagens de WhatsApp e SMS, deve-se buscar informações direto com o banco, antes de passar qualquer dado ou senha e clicar em algum link.

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