Por Dejair Machado
Aos 18 anos, Anderson Severo virou um exemplo. O jovem morador do Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz, cresceu sem ver o mundo. Logo nos primeiros meses de vida, apresentou deslocamento de retina causado pela luz da incubadora onde ficou após o nascimento prematuro. À medida que crescia, menos enxergava.
Mas o que poderia servir de argumento para desistir virou superação e inspiração. Em agosto do ano passado, o jovem estudante da Escola Santa Cruz precisava de um computador para que pudesse participar de uma competição estadual com um projeto desenvolvido por ele. Foi então que chegou à Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz acompanhado pela professora Betânia Alves de Araújo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dias para celebrar memória e cultura
A história começava a mudar naquele momento e ele foi contratado para integrar o setor de TI da Gazeta Grupo de Comunicações. Mais do que isso, Anderson inspirou e ajudou a desenvolver o Portal Incluitech, uma plataforma inclusiva que tem como objetivo proporcionar acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.
O portal foi apresentado no último dia 15 durante o lançamento do Anuário Brasileiro do Tabaco publicado pela Editora Gazeta Santa Cruz. Em um vídeo, o público conheceu a história de Anderson e a proposta do novo espaço digital que representa uma oportunidade para garantir a inclusão.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Atuar para tornar o mundo melhor
A página já está no ar e será abastecida com conteúdos produzidos pelos profissionais da Gazeta Grupo de Comunicações. Textos, áudios e vídeos com informações sobre saúde, empregos, educação, cultura, políticas públicas e direitos humanos estarão a poucos cliques dos internautas.
Anderson, que inspirou o Portal Incluitech, é apenas um entre os 18,6 milhões de brasileiros com deficiência, algo em torno de 9% da população com dois anos ou mais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Romar Beling: “A educação colocada pelo avesso”
A pesquisa mostra ainda outro dado que merece atenção: as pessoas com deficiência são as menos inseridas no mercado de trabalho e nas escolas. Consequentemente, o acesso à renda acaba dificultado. A taxa de analfabetismo para esse público, segundo a apuração, foi de 19,5%, enquanto para os demais foi de 4,1%.
A maior parte das pessoas de 25 anos ou mais com deficiência não concluiu a educação básica: 63,3% eram sem instrução ou com o Fundamental incompleto e 11,1% tinham o Ensino Fundamental completo ou Médio incompleto. Ou seja, há um grande caminho pela frente para mudar essa realidade.
Publicidade
É para fazer frente a esta realidade desafiadora que o Portal Incluitech nasceu trazendo em sua essência o diferencial de ter sido desenvolvido pelo jovem Anderson, que, mais do que ninguém, sabe da importância e necessidade de ter oportunidades para se desenvolver e levar uma vida com dignidade. Se você ainda não acessou, aproveite o fim de semana e conheça essa iniciativa da Fundação Gazeta para toda a sociedade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade