Após ser sancionada pela prefeita Helena Hermany, a lei que cria o Conselho Municipal de Gestão Socioambiental de Santa Cruz do Sul deve ser colocada em prática com a posse dos membros titulares e suplentes prevista para o dia 10 de abril. A data foi anunciada pelo geólogo, ambientalista e ex-prefeito José Alberto Wenzel em reunião do grupo de trabalho do Movimento pelo Cinturão Verde, na última terça-feira, 19.
Conforme Wenzel, desde o lançamento do projeto em 19 de janeiro, mais de 30 encontros já foram realizados com diversos grupos interessados na preservação do Cinturão Verde e nos outros temas que envolvem o Meio Ambiente na cidade, como a Várzea e o Túnel Verde. “Em relação ao Cinturão Verde, é unanimidade que temos de preservá-lo, que os proprietários preservacionistas merecem uma compensação, e todos compreendem que temos de olhar para frente e agir”.
LEIA TAMBÉM: “Nós somos o Cinturão Verde. O que acontecer com ele vai acontecer conosco”, diz Wenzel no lançamento de movimento
Publicidade
Ainda de acordo com o ambientalista, a primeira fase do projeto, que tinha como mote a pergunta “O que queremos?”, está perto da conclusão. “Já iniciamos a segunda etapa, ‘O que temos/Somos a ser preservado?’, que busca compilar em um banco de dados todo o conhecimento disponível nos arquivos das secretarias municipais, instituições de ensino, entidades, além das contribuições de pessoas físicas. Também em abril está prevista a realização de uma espécie de seminário para apresentar um raio-x completo com os resultados deste diagnóstico”.
LEIA TAMBÉM: Entenda como atuará o Conselho de Gestão Socioambiental de Santa Cruz
As duas últimas fases devem responder aos seguintes questionamentos: “Quais os cenários futuros pretendidos?” e “O que fazer?”. Segundo Wenzel, “todo o trabalho realizado está levando em conta o contexto socioambiental da cidade, ampliando os horizontes para abranger o maior número de temas”.
Publicidade
Presente na reunião do grupo de trabalho, a prefeita Helena Hermany saudou o empenho de todos para que o projeto não fique apenas na teoria, mas consiga trazer soluções para que Santa Cruz do Sul seja reconhecida como uma cidade verde, sustentável, que preserva todos os recursos naturais disponíveis em sua área de abrangência.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade