Nessa terça-feira, 19, o auditório central do Parque da Expoagro ficou lotado para um debate sobre os desdobramentos da 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), realizada no mês de fevereiro, no Panamá. O deputado federal Heitor Schuch (PSB), o deputado estadual Marcus Vinícius Almeida (PP) e o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, integraram a delegação de autoridades brasileiras e debateram o assunto, junto do presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider.
Com discurso inflamado, Schneider voltou a criticar os impedimentos da conferência para a participação dos brasileiros. “Se alguém passou próximo de uma lavoura de tabaco, não terá acesso à COP nem para escutar. Falar, então, está fora de qualquer possibilidade.” Ele lamentou ainda que outros países produtores tivessem em suas delegações oficiais até mesmo representantes dos produtores e da indústria, enquanto o Brasil não se esforçou nem para permitir o ingresso da imprensa. “Devemos nos preocupar, saímos de lá extremamente frustrados.”
LEIA MAIS: Veja o que fica da COP-10 e da MOP-3 para ser debatido
Publicidade
Já Santini usou a Expoagro como exemplo para dizer que é preciso mostrar mais ao resto do Brasil e ao mundo a pujança do tabaco e os benefícios socioeconômicos que a cultura proporciona às regiões onde está inserida. “O desafio é demonstrar que esse setor é diversificado e cuida do meio ambiente, sem falar da responsabilidade das empresas com a saúde e a educação dos produtores e suas famílias.” Reforçou ainda o posicionamento do governo do Estado. “Nós temos plena consciência da importância da cadeia produtiva, principalmente no que diz respeito à exportação.”
Por fim, Marcus Vinícius enfatizou o descontentamento com a posição do governo brasileiro, que no período anterior ao evento garantiu a participação dos deputados e da imprensa, mas não se movimentou para garantir isso. “Nós somos parlamentares, não somos representantes de empresas. Somos agentes públicos eleitos pela sociedade e temos, entre outros, o papel de fiscalizar.” Criticou ainda organizações que agem contra o setor e convidou os integrantes da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq) a visitarem a Expoagro e conhecerem de perto a realidade do fumicultor.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙