Após uma semana marcada por uma onda de calor, começou nesta quarta-feira, 20, à 0h06, o outono. A estação termina no dia 21 de junho, às 17h51. Embora a expectativa de mudança no clima – com declínio nos termômetros, especialmente em comparação com os primeiros meses do ano –, a temperatura deve ficar acima da média. É o que indicam os prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da MetSul Meteorologia.
Conforme as previsões, o clima do outono será determinado pela temperatura do Oceano Pacífico. As condições da região oceânica sofrem influência do El Niño, o aquecimento anormal da superfície da água nas proximidades da Linha do Equador. O Inmet aponta que o fenômeno deve enfraquecer gradualmente no decorrer dos próximos meses, especialmente entre abril, maio e junho. E isso irá resultar na queda da temperatura. De acordo com a MetSul, uma maior frequência de massas de ar frio é esperada durante a segunda metade do outono.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Meio Ambiente atua para normalizar abastecimento de água em Monte Alverne
Publicidade
Para a Região Sul, a estação deverá apresentar calor acima do esperado, especialmente no Paraná. Já no Rio Grande do Sul, a previsão é de um clima mais próximo das médias, com possibilidade de variação. Os institutos de meteorologia indicam ainda que a chuva também deve ficar perto e por vezes acima da média para o período, principalmente no Estado. Conforme a MetSul, a região corre o risco de registrar momentos de precipitação muito intensa, com volumes elevados, capazes de provocar cheias, alagamentos e inundações.
Primeiros dias devem ter mudança no tempo
O outono começa com sol e muito calor em Santa Cruz do Sul. Durante a tarde, os termômetros devem beirar os 39 graus. Não há condições para chuva. A partir desta quinta-feira, 21, a entrada de uma frente fria no Sul traz probabilidade de chuva. Em muitas áreas, há o risco de temporais com raios e rajadas de vento forte.
Em Santa Cruz, a previsão indica 23 milímetros na quinta-feira. A máxima não deve passar dos 30 graus, enquanto a mínima cai para 16 graus. No entanto, conforme a MetSul, não deve chover durante a sexta-feira e no decorrer da próxima semana. Nessa terça, os temporais provocaram estragos em parte do Rio Grande do Sul. A cidade gaúcha mais afetada foi Frederico Westphalen, na região do Médio Uruguai, que registrou uma grande quantidade de chuva em um curto intervalo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade