Quem chega é acolhido por árvores. Também são três as árvores estampadas na entrada do Hospital. Trindade que se agrega à inscrição “Hospital Ana Nery Saúde com Qualidade”. Ao passo, uma porta de vidro, emoldurada por um marco verde, se abre para a área de recepção. Trinta passos adiante uma placa sinaliza para as unidades de internação, uma à esquerda identificada pelo nome “Tipuanas”, a da direita por “Jacarandá” e a que desce pela escada sob a denominação “Pinheiros”.
Perguntada sobre as árvores, Lilian da Fontoura, relações-públicas do Hospital, formada na Unisc em 2010, esclarece com um sorriso no rosto: “As três árvores representam nossos três principais pilares, a comunidade, os colaboradores e o corpo clínico. A escolha das árvores se deu em função de nossos diferenciais, a exemplo do entorno que conta com muitas árvores e jardins, para que a gente possa proporcionar aos pacientes, familiares e acompanhantes uma atenção especial, que alia natureza, tecnologia e dedicação de todas as equipes para o bem-estar físico, mental e espiritual.” Lilian acrescenta: “Gostamos de apresentar nossa história, pois a achamos muito bonita e inspiradora.”
Ao lado de Lilian, a auxiliar de comunicação Amanda Zimmermann também sorri em palavras: “As árvores contribuem para o atendimento humanizado. A gente se sente num ambiente com um ar diferente, mais puro”. Também Janice Müller, técnica em enfermagem formada em 2023 na Dom Alberto, que atua no Centro de Terapia Intensiva (CTI), valoriza a vegetação de entorno: “Não consigo imaginar o Ana Nery sem este verde”. Segue, logo adiante, o senhor Acélio Kist, 74 anos, que há 60 dias trata de um tumor. Comunicativo, não demora em dizer que adora a pracinha em frente à recepção, por ser um “lugar muito bonito e ter árvores e pássaros. Todo dia, às vezes várias vezes, sento num dos bancos e aprecio a natureza”. Natureza de sons, cores e altitudes formadas pelas copas sustentadas por troncos vigorosos, à imagem do tronco impresso na porta de vidro que se abre para recepcionar aos que procuram por atendimento à saúde.
Publicidade
Saúde e natureza parcerizam serenidade esperançosa, sem desconhecer angústias aprofundadas.
Ao arborizado Hospital Ana Nery, no contexto do sistema de saúde, nosso reconhecimento ao zelo dedicado a tantos que como a Vera ali se curam, amenizam suas dores e encontram conforto. Vera, já em casa, no dia 22 deste março aniversarias. Parabéns pelos 71 anos de vitalidade amorosa, dia a dia ampliada e futurosamente fortalecida. Sempre poderá haver simbioses que harmonizem empenho, abnegação, tecnologia, gestão, conhecimento, cuidado, afeto e natureza.
FEVEREIRO FERVEU – Segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus da União Europeia (C3S), o recente mês de fevereiro bateu todos os recordes de temperatura, chegando a 1,56 ºC acima da média histórica mundial, quando comparada ao período pré-Revolução Industrial. Urge a mudança do paradigma desenvolvimentista, incluindo a transição energética e a preservação dos biomas, mas, sobretudo, uma nova concepção acerca da coexistência biodiversa. Nossos descendentes reconhecerão as heranças patrimoniais, mas serão eternamente agradecidos pelas saudáveis e continuadas condições vitais, até porque a vitalidade natural não tem preço, tem valor.
Publicidade