“Marche ou crève.” O lema da Legião Estrangeira, “marche ou morra” em português, não é convidativo. Reflete, acima de tudo, o nível de exigência e dedicação que um voluntário precisa ter para conseguir entrar na divisão militar francesa de elite. Fundado no século 19 pelo rei Luís Filipe I, devido à necessidade de reforços na pacificação da Argélia, o exército é composto principalmente por combatentes contratados e completou no último sábado 193 anos de existência.
Primeiro brasileiro na história a conseguir, em 2009, passar no curso para integrar o grupo de Comandos Paraquedistas da Legião Estrangeira – o 2º Regimento de Paraquedistas Estrangeiros (2º REP) –, que é considerado a ponta de lança do exército francês, o militar Alex Silveira, de 38 anos, natural de Vale do Sol, é o convidado desta terça-feira, 12, do podcast Papo de Polícia.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: assista ao podcast sobre o Caso Kliemann com o escritor Ricardo Düren
Publicidade
O episódio inicia-se às 20 horas e será apresentado pelo jornalista Cristiano Silva, editor de Segurança Pública da Gazeta Grupo de Comunicações. Alex, que está em férias na casa da família, na localidade de Faxinal de Dentro, em Vale do Sol, irá detalhar como funcionam as ações dos militares legionários e sua atuação como um dos paraquedistas do exército. Ele já saltou em zonas de guerra e atuou contra terroristas do Estado Islâmico.
Alex, que iniciou sua carreira militar em Santa Cruz do Sul, entre 2004 e 2008, durante a transição do 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz) para o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), vai revelar como foi contar à família que iria se alistar na Legião Estrangeira apenas três dias antes de embarcar para a França. Também falará sobre o rigoroso treinamento de combate e como atirador de precisão e morteiro, além de detalhar as missões de que participou contra o terrorismo, em que saltou de aviões a mais de 4 mil metros de altura.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: veja como foi o podcast com o defensor público Arnaldo França Quaresma Júnior
Publicidade
Ainda irá contar sobre a troca de experiências com agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) de Santa Catarina, além de militares do chamado Batalhão Tonelero, que é a unidade militar dos Comandos Anfíbios (Comanf) no Rio de Janeiro, pertencente aos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Para ouvir e assistir
O Papo de Polícia com o militar legionário Alex Silveira será veiculado às 20 horas desta terça-feira, 12, no YouTube do Portal Gaz. O podcast tem um modelo inovador e dinâmico. A gravação, em um estúdio personalizado na sede da Gazeta, fica a cargo do videomaker Bruno Pedry, profissional que trabalha na gestão e criação de conteúdo digital e midiático.
A cada programa serão ouvidas pessoas ligadas à área da segurança, desde policiais de diferentes instituições, agentes públicos, médicos e advogados até vítimas, peritos, escritores e outras figuras que atuam no meio. Os episódios são lançados às terças-feiras, de forma intercalada, no YouTube do Portal Gaz (youtube.com/portalgaz), onde também fica postado o vídeo completo, que pode ser acessado posteriormente. O áudio é disponibilizado no Spotify, na aba Gazeta Podcasts. Os cortes de partes dos episódios são publicados no Instagram do Portal Gaz (@portalgaz).
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade