Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LEGISLATIVO

Vereadores questionam secretários municipais sobre setor de fiscalização

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Secretários Bruxel (Fazenda) e Simone (Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade) representaram o Município na reunião

A Câmara de Vereadores realizou, no início da tarde dessa segunda-feira, 11, reunião especial para tratar sobre a possibilidade de recriação da Unidade Central de Fiscalização Externa do Município (Ucefex). A estrutura foi instituída pela lei 6.957 de 2014, com a função de reunir em um órgão centralizador os fiscais do Executivo, e extinta em 17 de julho de 2023, por projeto encaminhado pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo.

O secretário de Fazenda, Valdir Bruxel, e a secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, representaram o Município no encontro. Segundo Bruxel, quando o órgão deixou de existir tinha seis integrantes, veículos e demais equipamentos que foram divididos entre as demais secretarias. Questionados quanto à ausência dos profissionais, sobre os quais tratava o encontro, o titular da Fazenda disse que nenhum integrante da antiga Ucefex demonstrou interesse na sua recriação. “Não precisamos deixar o ar ligado, porque era para ser uma reunião dos fiscais com a Prefeitura e os vereadores”, criticou o proponente Edson Azeredo (PP).

LEIA TAMBÉM: Proposta de reajuste não avança e servidores municipais farão paralisação nesta quinta-feira

Publicidade

Atualmente, de acordo com o vereador, são feitos comunicados e não notificações durante o trabalho dos fiscais. Além disso, a extinção da Ucefex teria motivado o encerramento da junta de julgamento, inviabilizando recursos de cidadãos. Valdir Bruxel confirma que houve uma falha burocrática, mas adianta que já estariam ocorrendo reuniões para agilizar a possibilidade de recursos, mesmo sendo feitos diretamente à secretaria que notificou. “Quando há notificação, é preciso que se conheça o assunto. A junta de julgamento deve ter expertise em cada situação”, reforçou.

A secretária Simone acrescentou que, mesmo sendo emitidos comunicados, as pessoas estão fazendo a sua parte quando recebem a orientação para que seja realizada, por exemplo, a limpeza de terrenos. “Neste ano já temos 224; no ano passado, foram 196”, destacou. O vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB) enfatizou que é preciso verificar terrenos particulares e também os públicos.

Onde estão os fiscais

  • 5 na Saúde
  • 3 no Meio Ambiente
  • 2 na Fazenda
  • 1 no Procon
  • 1 na Habitação
  • Pedido para mais um para o Planejamento

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.