Como usar a tecnologia da impressão em 3D para causar um impacto positivo na vida das pessoas? Foi com esse questionamento que o jovem santa-cruzense Natã Vargas criou, em maio do ano passado, a startup LimbX, voltada à construção de próteses para braços e mãos. E, mesmo com apenas alguns meses de existência, a empresa já está recebendo reconhecimento internacional: nesta quinta-feira, 7, a LimbX estará representando o Brasil durante a etapa da América Latina do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), uma das principais competições de empreendedorismo jovem do mundo.
O santa-cruzense viaja para o México, onde ocorre a etapa, nesta quarta-feira, 6. A classificação para a etapa internacional veio após a LimbX ter conquistado a fase nacional, na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo, no dia 16 de fevereiro. Na ocasião, participaram nove projetos. Em janeiro, a startup também foi uma das vencedoras da fase estadual.
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A GSEA ocorre em diversos países do mundo, reunindo empreendedores com menos de 30 anos que sejam estudantes de graduação, mestrado, doutorado ou pós-graduação. Após as etapas regionais, os três primeiros se classificarão para a última fase, esta global, que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em maio. Na final, além da visibilidade, os vencedores ganharão aproximadamente R$ 300 mil. Além disso, participarão de um documentário produzido pelo Disney+. As viagens estão sendo totalmente pagas pela The Entrepreneurs Organization, organizadora da competição.
Mesmo estando entre outras empresas já mais estabelecidas, com anos no mercado e alto faturamento, Natã acredita que o reconhecimento venha da proposta diferenciada de sua startup. “Acredito que o que realmente levou em conta foi o nosso objetivo por trás da empresa, o que a gente fez em tão pouco tempo e como está a nossa estruturação para o futuro. Então, agora a gente está numa fase crítica, que é a prototipação, mas já tem um plano de negócios bem desenhado com uma certeza absoluta do que a gente vai fazer nos próximos anos”, contou em entrevista ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta FM 107,9.
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Nesta quinta-feira, a expectativa é de que, mesmo não comparecendo presencialmente ao evento, possa mostar a LimbX para outro país, contar a história da empresa, encontrar outros empreendedores que tenham desafios semelhantes e aumentar sua visibilidade. “É realmente poder mostrar a visão, a missão e a mensagem, os nossos princípios, tudo o que a LimbX quer transmitir. Poder mostrar para o mundo que a LimbX veio para ficar”, comenta.
Inovação no ramo de próteses
Formado em Engenharia de Controle e Automação, Natã desde pequeno quis empreender e fazer uma mudança na vida das pessoas utilizando a tecnologia. Em 2020, começou a empreender com impressão 3D e protótipos. E foi em maio de 2023 que, junto a um colega, estudante de Engenharia Elétrica, criou a LimbX, startup voltada à criação de próteses biônicas mioelétricas de braços e mãos. Através da contração muscular, os equipamentos respondem aos estímulos dos indivíduos, fazendo movimentos e devolvendo a autonomia a pessoas que tiveram algum membro amputado.
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No momento, a empresa ainda está na etapa de prototipação e validação, tendo começado em outubro os testes com pessoas reais. O objetivo é, até dezembro de 2024, terminar esta etapa e já começar a pré-venda. A projeção de Natã é de realizar o lançamento oficial em junho de 2025. “Agora, estamos em um espaço crítico da nossa jornada. Depois que a gente terminar de prototipar, o que é um processo caro, a gente consegue entrar com as certificações da Anvisa e entrar para o mercado. Acaba sendo um processo, de certa forma, um pouco devagar, porque precisa de recurso e a gente não fatura”, explica.
Iniciada na Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e hoje sediada no Gauten Parque Tecnológico, a empresa teve um crescimento exponencial, avalia o CEO. “Muita coisa aconteceu em pouco tempo, e a visibilidade foi muito grande.” Nos dez primeiros meses de atuação, a LimbX participou de eventos e se destacou em locais como Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Florianópolis e São Paulo.
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Atualmente, a startup busca por patrocinadores para viabilizar as atividades, sejam empresas ou pessoas físicas. Para os próximos meses, o objetivo da empresa é de atender 20 pessoas, em parceria com hospitais. Para isso, o valor é estimado em R$ 300 mil. Interessados em conhecer mais o projeto ou em apoiar podem entrar em contato pelo Instagram (@limbx_oficial) ou WhatsApp (51) 99863-9182.
*Colaborou a jornalista Aline Silva
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