Neste fim de semana, várias ações de combate ao Aedes aegypti ocorreram em alguns pontos da zona urbana de Santa Cruz. A Secretaria de Saúde, através do Setor de Vigilância e Ações em Saúde, deu sequência nesse sábado, 2, à aplicação de larvicida no Bairro Arroio Grande durante todo o dia. A ação iniciou naquela região ainda na sexta-feira, 1º de março.
De acordo com a chefe do Setor de Endemias, Juliana Hofmeister, o procedimento já contemplou oito localidades e na próxima semana atenderá outras áreas do município (veja cronograma abaixo).
Na Praça Getúlio Vargas
Publicidade
Também no sábado mais uma mobilização foi realizada na Praça Getúlio Vargas, no Centro. O Quintal da Dengue, instalado próximo da calçada da Rua Marechal Floriano, atraiu a garotada e seus familiares e levou conscientização de forma lúdica, ao público que passou no local. Agentes de endemias divulgaram informações e distribuíram panfletos.
LEIA TAMBÉM: Casos confirmados de dengue aumentam 220% na região
A safreira Milena Marques, moradora do Bairro Faxinal Menino Deus, passou por ali com o filho Davi, de 5 anos, e mostrou que está bem ciente dos perigos que a proliferação do mosquito da dengue pode causar. “No pátio nunca deixo água parada em vasilha. Me preocupo muito por causa do meu filho e da minha sogra que tem mais idade”, contou.
Publicidade
Ação no Goiás
No Bairro Goiás uma intensa divulgação foi organizada pela Associação de Moradores. Voluntários visitaram residências, tiraram dúvidas e distribuíram panfletos. A ação aconteceu durante todo o dia e contou com a colaboração do Grupo de Escoteiros Santa Cruz. Integrante da comitiva, o garoto Augusto Castro, de apenas 10 anos, percorreu durante toda a manhã levando uma só mensagem às famílias. “Não pode deixar água parada” , repetia o menino.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra primeira morte por dengue de 2024
Publicidade
Quem gostou da visita foi a professora aposentada, Irene Bolson. “Muito importante este alerta para que a gente fique sempre atento. No ano passado os agentes vieram aqui e encontraram larvas dentro do motor da piscina. Agora mantenho sempre seco”, afirmou. Segundo o coordenador dos Escoteiros, Andriano Felippe Alves, 12 pessoas se dispuseram a realizar a ação.
O presidente da associação, Jeferson Peres Da Silva, avaliou a mobilização. “Conseguimos atingir cerca de 50% do bairro. Os moradores foram muito receptivos e agradeço a parceria dos escoteiros que vieram nos ajudar”, reconheceu.
LEIA TAMBÉM: Casos de dengue elevam a procura por repelentes em Santa Cruz
Publicidade
O titular da pasta da Saúde, Fabiano Dupont, elogiou o apoio dos moradores. “Embora Santa Cruz ainda esteja em uma situação mais confortável, se comparado com outros municípios, é um trabalho preventivo que precisamos fazer. O poder público está fazendo sua parte mas a participação da comunidade é fundamental para combatermos a proliferação do Aedes”, disse.
Neste domingo, 3, Agentes de Endemias realizaram mais uma ação. Na Praça da Bandeira, distribuíram material informativo e passaram orientações aos frequentadores do local.
Cronograma:
Publicidade
- Segunda e terça -feira: Bairro Ana Nery
- Quarta e quinta: Bairro Pedreira
- Sexta e sábado: Bairro Faxinal Menino Deus
Veja fotos das ações
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙