Após 15 anos, Santa Cruz do Sul volta a contar com plantão noturno em uma Unidade Básica de Saúde. Nesta sexta-feira, 1º, a UBS Clementina Martini (Posto Central) retomou o atendimento à noite. O serviço funcionará de segunda a sexta, das 18 horas à meia-noite. Além disso, o posto, localizado na Travessa Vereador Walter Kern, 125, ao lado do Centro Materno Infantil (Cemai), atenderá aos sábados, entre 8 horas e 18 horas. No domingo, ficará fechado.
Toda a população pode procurar assistência, basta possuir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O plantão irá acolher casos que não se enquadram nas categorias de urgência e emergência, ou seja, que não oferecem risco de vida. “Em casos como sintomas gripais, infecção urinária e dores nas costas, por exemplo, que não oferecem risco de vida, os pacientes podem procurar o posto”, exemplificou a supervisora médica da Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell.
LEIA TAMBÉM: Distribuição gratuita de absorventes pelo SUS já está em vigor no Rio Grande do Sul
Publicidade
Inicialmente dois médicos, que já atuam na rede de saúde, vão compor a equipe específica para o Posto Central. Mas o quadro poderá aumentar se houver demanda, conforme Claucena. Para o serviço, estima-se um investimento mensal de R$ 60 mil. A UBS Clementina Martini não será a única a trabalhar nesses moldes. A partir do próximo dia 15, a ESF Linha Santa Cruz também passará a oferecer, além dos serviços habituais, o atendimento noturno.
A retomada do plantão noturno tem a finalidade de reduzir a demanda e o tempo de espera de pacientes no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, houve um aumento na demanda nos plantões de urgência e emergência nos últimos tempos. “Por isso encontramos essa alternativa, para que os atendimentos que não oferecem risco de vida possam ser acolhidos no Posto Central. E, por consequência, diminuir o tempo de espera dos pacientes”, afirmou.
Na noite dessa sexta-feira, a Prefeitura realizou a cerimônia de lançamento oficial da retomada do plantão, que não funcionava nesses moldes desde 2009. Na primeira hora de funcionamento noturno, 12 pessoas buscaram atendimento. Em frente ao Posto Central, a prefeita Helena Hermany parabenizou toda a equipe da Saúde responsável por implantar o serviço noturno. Destacou que atende a um anseio recorrente da população, que não precisará recorrer ao PA em casos que não são urgentes. “E se a pessoa necessitar de atendimento de emergência, vamos disponibilizar transporte para o Pronto Atendimento”, salientou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde antecipa vacinação contra gripe; confira
Há 15 anos, o serviço foi transferido para o PA do Hospital Santa Cruz, com a justificativa de melhorar o trabalho. A casa de saúde recebeu investimentos do Município. Ela passou a adotar o sistema de cores, para identificar a necessidade de cada paciente e agilizar o serviço.
Sala de vacinas da UBS Clementina
A sala de vacinas da UBS Clementina Martini também passa a contar com plantão noturno e atendimento aos sábados. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal no município.
Publicidade
Conforme o secretário Fabiano Dupont, trata-se de uma antiga reclamação da comunidade, que muitas vezes não conseguia levar os filhos para vacinar durante o horário comercial. “Os índices de vacinação caíram. Agora, aquela pessoa que não conseguiu fazer a imunização pode vir aqui a qualquer hora do dia ou ao sábado”, afirmou
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade