O Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região se manifestou quanto à decisão tomada pela assembleia regional de lojistas de Venâncio Aires, Mato Leitão e Vera Cruz. Realizada em Santa Cruz do Sul, a reunião optou pela não convenção para o acordo coletivo do horário de funcionamento do comércio aos domingos, feriados e horário estendido de fim de ano. A representação aguarda também a proposta de reajuste salarial da categoria.
De acordo com o presidente dos Comerciários, Afonso Schwengber, a situação é desconfortável para toda a categoria, não apenas para os comerciários de Venâncio Aires, Mato Leitão e Vera Cruz, incluídos na assembleia patronal. “Para o sindicato era importante que essa negociação continuasse sendo realizada entre os sindicatos, não da forma como está apresentada agora. Isso abre entendimento para várias situações que podem vir a prejudicar o trabalhador”, observa.
LEIA MAIS: Assembleia do Sindilojas não inclui regra para a abertura do comércio
Publicidade
Schwengber acrescenta que a falta de um acordo coletivo, negociado nos termos da legislação entre as entidades que representam o empregador e os empregados, pode ocasionar transtornos até para os trabalhadores de outros municípios, como Santa Cruz do Sul. “Mesmo que essa assembleia não inclua os trabalhadores de Santa Cruz e das outras cidades, não é certo que isso ocorra sem a formalização de uma negociação que tem a legislação como parâmetro”, reforça o sindicalista.
Schwengber explica que ainda aguarda a manifestação do sindicato patronal, para então se manifestar diante da entidade. “Estamos esperando também a proposta de reajuste de salário desses trabalhadores, que já foi amplamente divulgada pela imprensa, mas ainda não foi recebida pelo nosso sindicato.”
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙