Nesta segunda-feira, 26, a Caixa Econômica Federal está completando 70 anos de atividades em Santa Cruz do Sul. Em nível nacional, 2024 marca os 163 anos da instituição. Vamos recordar um pouco desta história.
Em 21 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou decreto criando a Caixa Econômica da Corte. Ela entrou em operação em 4 de novembro daquele ano, no Rio de Janeiro, com o objetivo de incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhora, com a garantia do governo imperial.
LEIA TAMBÉM: Flor trazida por Dona Leopoldina foi destaque na Gruta e sugerida como símbolo de Santa Cruz
Publicidade
Em nossa cidade, a CEF abriu em 26 de fevereiro de 1954 (há exatos 70 anos!) O ato teve a presença do diretor-geral no Estado, Paranaguá de Andrade. O prefeito Arthur de Jesus Ferreira cortou a fita inaugural e o advogado Rolph Bartholomay manifestou-se pelo município. Ottomar Muensch falou em nome da Câmara. Os primeiros funcionários foram José Niederauer (gerente), Floriano Henz (oficial administrativo) e Lothar Bennemann (auxiliar-geral). O atendimento era das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
LEIA TAMBÉM: Lança-perfume fez sucesso no Carnaval no passado até ser proibido
O primeiro endereço foi na Rua Marechal Floriano, 863, (onde hoje está a farmácia Panvel). O imóvel pertencia a Willibaldo Ritter. Em maio de 1971, transferiu-se para o novo edifício Dona Paula, ocupando o térreo e o subsolo. No início da década de 80, alugou um espaço do Hotel do Comércio (na frente da Praça da Prefeitura), onde instalou o centro regional de processamento de dados.
Publicidade
Em junho de 1988, a CEF ganhou sua sede definitiva. O amplo e moderno prédio fica na Rua Júlio de Castilhos, 189.
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade