Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tributos

Receita Estadual altera a divulgação de devedores

A Receita Estadual alterou a divulgação da lista de inscritos em dívida ativa por meio da normativa 036/2020. Qualquer cidadão pode fazer a consulta no site sefaz.rs.gov.br. Em resumo, são objeto de divulgação os contribuintes que possuam créditos exigíveis, sem suspensão da exigibilidade e sem garantias reais. Isso significa que não são mais publicados os créditos com a exigibilidade suspensa, créditos com garantia apresentada em processo judicial, créditos em cobrança judicial que tenham penhora efetivada e créditos que estejam com a execução fiscal embargada ou garantida. Por outro lado, a lista passou a conter informações de créditos não tributários e nomes dos coautores e demais responsáveis solidários e/ou subsidiários.

Além das mudanças, a ideia é incluir em breve novas informações sobre as dívidas, como sua natureza, valores individuais e outros dados da inscrição em dívida ativa. O objetivo, em última análise, é aumentar a transparência e o controle social de devedores do Estado, especialmente no momento em que os recursos devidos à sociedade precisam ser efetivamente arrecadados para fazer frente às políticas públicas e atendimento às áreas básicas como saúde, segurança e educação.

LEIA TAMBÉM: Arrecadação com ICMS cai quase 15% em abril

A consulta pode ser feita por nome, por CPF, por CNPJ, por critério alfabético e por faixas de valor, incluindo também filtros por município de origem da inscrição. No mesmo local do site ainda podem ser consultadas as empresas incluídas em Regime Especial de Fiscalização (REF), em razão de estarem enquadradas como devedores contumazes por reiterada e sistemática inadimplência (não recolhimento) do ICMS declarado e já vencido.

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, a pessoa jurídica com maior dívida tem R$ 63,9 milhões no total, somadas as fases administrativa e judicial. Em relação à pessoa física, a maior dívida é um espólio, com total de R$ 32,1 milhões.

LEIA TAMBÉM: Receita Estadual divulga balanço de melhorias implantadas em 2019

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.