O legado da educação luterana foi tema de uma palestra no Colégio Mauá na manhã dessa sexta-feira, 16. Cerca de 150 professores da instituição acompanharam o evento, conduzido pela presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Silvia Genz, que estudou nessa escola durante a década de 1970.
Intitulada 200 anos de Luteranismo – Princípios Luteranos na Educação, a fala da pastora destacou a importância do aprendizado na trajetória de Martinho Lutero. Para ele, o conhecimento da Sagrada Escritura, a partir da leitura, era uma ferramenta para garantir a liberdade dos cristãos. “Lutero defendia que as pessoas precisam aprender a ler a Bíblia e os hinos. Isso provocou um despertar à educação, à cultura e ao conhecimento”, afirmou Silvia.
LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: hora de retomar a rotina de aprendizado
Publicidade
Carregando uma mala usada pelos primeiros imigrantes, abordou o início da colonização alemã, a partir de São Leopoldo, em 1824. Ao chegarem no novo lar, precisaram construir as primeiras escolas, muitas vezes em estruturas improvisadas, para garantir o ensino dos filhos. “Todas as crianças – meninas e meninos – deveriam aprender a ler, escrever e se comunicar. Esse foi o grande legado”, destacou.
Por fim, manifestou felicidade por retornar à instituição, com a qual mantém um laço forte. Também falou sobre o trabalho das demais 50 escolas da Rede Sinodal espalhadas pelo Brasil, no esforço de dar continuidade ao legado dos luteranos na educação. Defendeu necessidade de despertar nos jovens, cada vez mais ligados à tecnologia, a vontade de explorarem os livros. “Temos que fazer com que eles despertem a curiosidade de querer aprender além do que a tecnologia oferece, que é basicamente o Google.”
A atividade fez parte do Seminário de Professores, realizado todos os anos pelo colégio e que marca o início das atividades escolares para os docentes. O ano letivo começa no dia 21 de fevereiro, com o retorno de 2,2 mil alunos às salas de aula, desde o Ensino Infantil ao Fundamental e ao Médio.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Palestrante destaca a afetividade durante seminário no Colégio Mauá
Para o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, a presença da liderança da IECLB reforça a importante herança evangélica luterana presente na instituição. Ele destacou a necessidade de as escolas fomentarem o comprometimento entre os alunos e a importância do diálogo na sociedade. “Queríamos mostrar aos professores a importância da educação voltada ao engajamento de nossos jovens no contexto social. E a pastora trouxe exatamente isso.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙